ESTUDE NA UNIT
MENU

Docentes Unit recebem comenda Enfermeira Carmem Aguiar Novaes

Honraria concedida pelo Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe – Coren/SE destaca o trabalho e a atuação das professoras Maria Pureza Santa Rosa e Leane Machado na Enfermagem do Estado

às 12h15
Compartilhe:
Professores Unit e representantes da Saúde no Estado na solenidade

Professores Unit e representantes da Saúde do Estado 

A Comenda Enfermeira Carmem Aguiar Novaes foi criada pelo plenário do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe gestão 2012/2014 para valorizar e reconhecer a dedicação e empreendedorismo da atuação dos profissionais da Enfermagem no Estado. A honraria foi entregue a 23 profissionais, em solenidade realizada nessa quarta-feira, 20 de novembro, na Assembleia Legislativa de Sergipe, em Aracaju. Dentre os homenageados, destaque para as professoras do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes, Maria da Pureza Ramos de Santa Rosa e Leane de Carvalho Machado.

“Queremos mostrar o quanto estes profissionais representam para a Enfermagem no Estado, cada um que contribuiu, nos ajudaram e ajudam para o crescimento da profissão. Todos que estão recebendo a Comenda foram escolhidos após uma criteriosa seleção. E um dos grandes nomes em Sergipe é a professora Maria da Pureza”, salienta a presidente do Coren/SE, Dr.ª Gabryella Garibalde Santana Resende. Ela também ressalta em seu discurso, as características que contribuíram para as escolhas dos profissionais. “Compromisso, empreendedorismo, enobrecimento, fortalecimento e crescimento da profissão”, pontua a presidente.

Atualmente, Sergipe conta com mais de 15 mil profissionais registrados na área da Enfermagem. Entre os homenageados, foram destacados enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e profissionais que contribuíram para o crescimento de toda a classe. Para a coordenadora Maria da Pureza Santa Rosa, a honraria representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido no ensino superior. “É um momento que nos honra com a evidência e reconhecimento da seriedade do trabalho feito pela educação superior, da coordenação de Enfermagem, professores e alunos. Tudo isso traz o respeito e reconhecimento social”, observa a docente.

Com 30 anos de trabalho na enfermagem, a professora Leane Machado, que também é gestora na Diretoria de Atenção a Saúde do município de Aracaju, da Secretaria Municipal da Saúde, reforça o compromisso com a área. “Para mim, é uma gratificação muito grande. Dedico esta homenagem à academia, aos serviços e, principalmente, aos usuários do Sistema Único de Saúde”, ressalta Leane Machado.

Professora Maria Pureza ao lado da enfermeira Carmem Novaes, cuja homenagem recebe seu nome

Enfermeira Carmem Novaes e coord. Maria da Pureza

Além de representantes das áreas da saúde, jurídica e política do Estado, quem também prestigiou a solenidade foi o diretor-adjunto de Graduação da Unit, Evandro Duarte de Sá, que na ocasião representou o reitor da instituição, professor Jouberto Uchôa de Mendonça; e o presidente da Sociedade Médica de Sergipe (Somese) e diretor da área da Saúde na Unit, professor Hesmoney Ramos de Santa Rosa.

“Este momento reflete todo um trabalho sério feito pelo curso dentro da instituição, que conduz muito bem a formação dos profissionais em Sergipe. O curso tem recebido bons conceitos, tanto pelos avaliadores que nos visitam, quanto pelos alunos que realizam o exame do Enade. Então está entre os melhores cursos do País”, avalia o professor Evandro Duarte.

Para o diretor da área da Saúde, Hesmoney de Santa Rosa, a homenagem reflete a qualidade das ações realizadas com os quase dois mil alunos do curso de Enfermagem da Unit. “Nosso curso representa um quantitativo muito grande dentro da instituição, basicamente 25% dos alunos da área da Saúde cursam Enfermagem e a capacitação desses estudantes está sendo bastante eficiente em que nossos alunos estão sendo premiados e aprovados em concursos e empresas privadas. E todo este trabalho culmina com esta homenagem”, salienta.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: