ESTUDE NA UNIT
MENU

Domésticas participam de capacitação

Curso sobre Aproveitamento de Alimentos é ministrado no Espaço Gourmet e acontece em parceria com Casa das Domésticas e Ultragaz

às 20h29
Domésticas participam de capacitação no Espço Gourmet
Domésticas participam de capacitação no Espço Gourmet
Ceres e coordenador Gilton Kennedy aprovam curso sobre Aproveitamento de Alimentos
Compartilhe:
Domésticas participam de capacitação no Espço Gourmet

Domésticas participam de capacitação no Espaço Gourmet

A parceria firmada desde o início do ano entre Universidade Tiradentes, Casa das Domésticas e empresa de distribuição de gás domiciliar (Ultragaz) mostra cada vez mais resultado. Após os cursos sobre Relações Interpessoais e Meio Ambiente, ambos ministrados pela professora Luciana Rodrigues, chega a vez do curso de Gastronomia. Nesta terça-feira, 22 de abril, dezenas de domésticas participaram da capacitação sobre Aproveitamento de Alimentos, com foco na produção de novos pratos a partir da sobra de comidas.

“É importante ajudar a sociedade e entendo que cada pessoa que vem a instituição sai daqui com um conhecimento a mais  que ajuda a desenvolver nosso Estado. Esta parceria contribui para elevar o nível cultural e social de Sergipe”, acredita o consultor comercial da Ultragaz Sandro dos Santos.

O treinamento, conduzido pelo professor Marco Antônio Martins de Sousa, foi realizado no Espaço Gourmet, localizado no Centro gastronômico, Campus Aracaju Farolândia. As senhoras aprenderam como aproveitar sobras de frango e arroz para produção de um novo prato e, em consequência, evitar o desperdício de alimento. “Trabalharemos o aproveitamento de sobras com receitas bem simples que elas consigam entender e que seja um diferencial no emprego delas. Por exemplo, o que elas podem fazer com o arroz, batata ou cenoura que sobrar?”, observa a coordenadora do curso de Gastronomia, Kátia Viana. Neste caso, os ingredientes serviram para a produção de strogonoff com arroz temperado.

Capacitação é ministrada pelo professor Marco Antônio

Capacitação é ministrada pelo professor Marco Antônio

Ativa nos eventos promovidos pela Casa das Domésticas, a aposentada Ceres Santos adorou a proposta da capacitação. “Participo de todos os eventos da Casa e adorei o curso. Vou aproveitar bastante para inovar na produção das comidas e não ficar na mesmice”, salienta Ceres.

Durante o curso, as participantes também discutiram sobre higienização e importância da assepsia das mãos no preparo dos alimentos.

Na próxima quinta-feira, 24, as domésticas passarão por um novo momento da capacitação, com direcionamento para doces. “Elas aprenderão como aproveitar o leite, açúcar, café, na produção, por exemplo, de sobremesas”, explica Kátia Viana.

Após as capacitações nas áreas de Relação Interpessoal, Meio Ambiente e Gastronomia, a parceria para um novo treinamento será feito com o curso de Nutrição. Para o coordenador de Extensão, Gilton Kennedy, o treinamento é a oportunidade de estender o conhecimento à comunidade. “O grande papel da extensão universitária é levar o conhecimento a comunidade. Então as convidamos para que elas possam aperfeiçoar mais seus conhecimentos e oferecer uma mão de obra mais qualificada no mercado de trabalho”, observa.

Ceres e coordenador Gilton Kennedy aprovam curso sobre Aproveitamento de Alimentos

Ceres e coordenador Gilton Kennedy aprovam curso sobre Aproveitamento de Alimentos

Fotos: Marcelo Freitas

 

Compartilhe: