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Doutorado: egressos contam experiência

Egressos acreditam que graduação na Unit foi importante passagem para o caminho de aprovação de mestrado e de doutorado

às 00h14
João Barros
Yuri Sotero Bomfim Fraga
A coordenadora dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Ambiental e Engenharia de Petróleo, Elayne Emilia Santos Souza
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Monitoria de disciplina e pesquisa não são as únicas coisas em comum entre os engenheiros João Barros e Yuri Sotero. Egressos da Universidade Tiradentes, os dois ingressaram no doutorado e acreditam que a graduação na Unit foi uma importante passagem para o caminho de aprovação de mestrado e de doutorado.

Formado em Engenharia Civil em 20165, Yuri Sotero Bomfim Fraga, cursa doutorado em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (UnB). Ele conta que desde o início da graduação se identificou com a academia e buscou fazer monitorias e estágios em diferentes áreas da engenharia.

 “As atividades de monitoria e extensão universitária foram fundamentais para definir a minha escolha pela carreira acadêmica. Desde o incentivo à participação nas atividades de extensão, até a escolha da universidade que realizei o mestrado. O resultado disso foi a aprovação em três processos seletivos de mestrado em Universidades Federais: UFPE, UFRJ e UNB”, relata.

João Barros, também egresso de Engenharia Civil, é doutorando em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Sergipe. Assim como Yuri, ele também passou pelas monitorias e eventos de pesquisa. João destacou a estrutura de laboratórios da Unit e a qualificação do corpo docente.

“Tive a oportunidade de ser sete vezes monitor de disciplina, participando de projetos de extensão, publicando artigos, organizando e participando de eventos como congressos, publicando artigos. Tudo isso me mostrou a afinidade que tenho com a carreira acadêmica. No último ano de graduação, decidi me preparar para editais de mestrado e tive êxito. A Unit oferece boa estrutura laboratorial para alunos desenvolverem trabalhos e pesquisas, além dos cadernos de graduação para publicação de artigos, congressos”.

Da graduação ao doutorado

Para a coordenadora dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Ambiental e Engenharia de Petróleo, Elayne Emilia Santos Souza, o aluno formado pela Unit tem uma sólida formação humana, técnico-científica, profissional e ética, podendo atuar em vários segmentos do mercado. Ela ressaltou que o incentivo à pesquisa é um dos pilares do ensino.

“As ações de ensino, de pesquisa e de extensão estão direcionadas ao atendimento de concepções definidas na missão institucional e princípios gerais do Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Com a finalidade de incentivar a pesquisa, a universidade oferece bolsas de iniciação científica como o Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Tiradentes – PROBIC/UNIT, do qual participam professores e estudantes. A Unit conta, ainda, com bolsas do Programa de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC e Programa de Bolsa de Iniciação Científica Júnior – PIBICJr do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq”.

Além das bolsas, a Instituição dispõe do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), o qual oferece oportunidade ao aluno de ingressar na pesquisa como estagiários ou bolsistas; da Semana de Pesquisa (SEMPESQ); do Prêmio Universitário de Monografia e da Revista Fragmenta, que divulga os trabalhos científicos provenientes de todos os cursos da Universidade Tiradentes entre outras ações que permitem a formação completa.

“Apresentando uma estrutura curricular coesa e possibilitando o prosseguimento em cursos de pós-graduação, sejam de especialização ou de formação stricto sensu (mestrado e doutorado), a universidade proporciona condições para o desenvolvimento de um processo de construção permanente de conhecimentos e de saberes”, disse.

Capacitação contínua

A Unit dispõe de um Plano de Carreira do Magistério Superior, cujo objetivo é estimular o alcance das metas e missão de cada curso, bem como de programa de qualificação docente, motivando-os para o exercício do magistério superior, aperfeiçoando exercício profissional”.

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