ESTUDE NA UNIT
MENU

Durante manhã de cidadania população recebe orientação sobre cuidados com a saúde

A manhã do sábado, 26, foi de integração e de ação cidadã entre professores e alunos dos cursos de Farmácia, Biomedicina e Nutrição

às 18h27
Alunos e professores em foto de registro do evento
Alunos e professores em foto de registro do evento
Equipe multidisciplinar
Monique Ticiane Santos recebeu as orientações
Compartilhe:

Na manhã do sábado, 26, uma barraca montada na orla da praia da Atalaia serviu de espaço de atendimento comunitário que resultou em importantes esclarecimentos sobre saúde e prevenção de doenças como o câncer do colo de útero, dentre outras.
A iniciativa interdisciplinar partiu da disciplina de Citologia, ministrada pela professora Patrícia Almeida, esteve incluída dentro da campanha Outubro Rosa e se estendeu com a realização de exames de citologia, distribuição de protetor solar e orientações sobre o câncer de pele e de mama, além de indicações sobre dietas saudáveis com uma criteriosa avaliação nutricional.
“A iniciativa é maravilhosa porque estamos promovendo saúde para a população em pleno mês da campanha Outubro Rosa. Esse engajamento nos permite oferecer à população informações sobre a prevenção da saúde”, opina a coordenadora de Farmácia, professora Juliana Dantas.
Para o coordenador de Nutrição, professor Hugo Xavier, o momento é muito propício porque a população acolheu da melhor forma a iniciativa. “Informamos sobre os alimentos que são protetores do corpo como uma espécie de prevenção do câncer de mama; e para aquelas que já são portadoras, informamos sobre os alimentos que contribuem para potencializar o sistema imunológico”.
Biomédica que ministra aulas nos cursos de Farmácia e Biomedicina, Patrícia Almeida revela que a iniciativa surgiu a partir da sua atuação como voluntária na Legião Feminina de Combate ao Câncer.
“Ano passado, a Unit comprou essa parceria comigo, e por observar que muitas pessoas passam muito tempo sem ter a oportunidade de fazer o exame ginecológico, por dificuldade ou mesmo desinformação, me levou a intervir”, explica.
Aluna concludente de Biomedicina, Wládia Dias considera a ação extensionista muito importante porque representa uma grande oportunidade de esclarecer as pessoas sobre cuidados básicos e proporciona experiência que agrega bastante.
Ana Carolina de Souza Varjão, prestes a concluir Farmácia, considera a intervenção muito importante em razão dos elevados índices do câncer de mama e de colo de útero. “Temos que aprender a abordar as pessoas para incentivá-las a atitudes de autoprevenção”.
No oitavo período de Nutrição, Karla Valéria Mendonça Alves considera que a ação integrativa é de grande representatividade por desmistificar informações advindas das mídias sociais e que nem sempre são verdadeiras.
Após receber as orientações necessárias, a dona de casa Monique Ticiane Santos se sentiu confortável e decidida a reduzir o consumo de produtos industrializados, substituindo-os por frutas.

Compartilhe: