ESTUDE NA UNIT
MENU

Edital para PROBIC está disponível para alunos e professores

Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC) contribui para impulsionar o currículo e gerar maior engajamento na hora de pleitear acesso ao mercado de trabalho

às 20h51
Professora Adriana Karla - coordenadora do PROBIC
Professora Adriana Karla - coordenadora do PROBIC
Compartilhe:

Seguem abertas até o próximo dia 04 de agosto, as inscrições para o Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC). Apresentada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Tiradentes (Unit) como uma oportunidade extra de impulsionar os conhecimentos acadêmicos, a atividade busca institucionalizar os projetos de pesquisa desenvolvidos por discentes da graduação. Para concorrer à seleção é preciso que a proposta reflita originalidade, coerência teórico-metodológica, relevância e viabilidade técnica e financeira.

Entusiasta no desenvolvimento de projetos científicos, a professora doutora Adriana Karla de Lima, responsável pela coordenação de pesquisas, chama a atenção dos estudantes para a oportunidade ofertada pela Unit. “Vamos tirar as dúvidas dos estudantes e dos professores que porventura desejem participar do PROBIC. Integrar este programa significa alcançar impulsionamento no respectivo currículo, em qualquer que seja a área de graduação aqui na Unit”, destacou Adriana Karla de Lima.

Para tirar dúvidas, orientar e explicar de forma detalhada cada ponto do edital, entre os dias 26 de julho e 04 de agosto, a Coordenação de Pesquisa realizará um plantão. A atividade acontecerá das 15h às 16h, através deste link. Por meio desta página será possível protocolar, em um banco de talentos, o cadastro de alunos.

PROBIC

Todos os aprovados neste processo seletivo iniciam as atividades no próximo mês de setembro e seguem até a segunda quinzena de agosto de 2023, isto é, terão um ano para concluir e apresentar o projeto em congressos estaduais, nacionais e/ou internacionais

De acordo com a doutora Adriana Karla, o título de participação e conclusão do PROBIC contribui para que acadêmicos do curso de Medicina, por exemplo, conquistem vantagens na hora dar início à etapa de residência.

“Chegará o momento em que o período de residência médica chegará para todos aqueles que concluírem o curso. Participar deste programa contribui para que no futuro processo de seleção este candidato desfrute de vantagens pontuais. O mesmo ocorre com aqueles que desejem ingressar no mundo acadêmico ao concorrer a vagas em cursos de mestrado e doutorado. Fiquem atentos que as inscrições estão chegando ao fim”, destacou a coordenadora. Finalizado o processo seletivo, os aprovados podem pleitear bolsas ou seguir atuando voluntariamente.

Passo a passo

As inscrições para participar da Iniciação Científica na Universidade Tiradentes estão abertas até o dia 04 de agosto. Para quem tem interesse em participar das ações, é necessário procurar um professor para que possam produzir um projeto de pesquisa, o qual deverá ser submetido ao edital de bolsas até o final do prazo.

De acordo com o edital são disponibilizadas bolsas em diversas áreas de conhecimento nas seguintes modalidades: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e Programas Institucionais, como PROBIC/Unit, PROBITI/Unit; assim como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio – PIBIC–EM/CNPq e PROBEM/Unit. Caso o projeto de pesquisa não seja contemplado com bolsa, ele pode ser inserido na modalidade de Iniciação Científica Voluntária, o PROVIC/Unit.

Clique aqui para conferir o edital de 2022.

Leia também: Projetos de pesquisa beneficiam estudantes com a Iniciação Científica

Compartilhe: