ESTUDE NA UNIT
MENU

Egressa da Unit defende tese em Universidade de Madrid

Valéria Pinto Freire defendeu tese de doutorado no fim de 2021 e foi aprovada com nota máxima na Universidade Complutense de Madrid

às 18h14
Valéria Pinto Freire
Valéria Pinto Freire
Compartilhe:

No último mês de dezembro, Valéria Pinto Freire defendeu sua tese de doutorado na Universidade Complutense de Madrid. Valéria foi egressa da primeira turma do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes e sua tese foi intitulada ‘Alfabetización Informacional y educación para la construcción de prácticas de ciudadanía en jóvenes con situación de vulnerabilidad socioeconómica: un estudio de caso’ (em tradução livre: Competência informacional e educação para a construção de práticas de cidadania em jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica: um estudo de caso).

A pesquisa de campo foi desenvolvida em um espaço de aprendizagem de educação não formal com adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica com faixa etária de 14 a 24 anos oriundos da escola pública, em Aracaju e foi orientada pela professora doutora Aurora Cuevas Cerveró e co-orientada pelo professor doutor da Unit, Ronaldo Nunes Linhares. A defesa ocorreu de modo telemático por conta das restrições sanitárias com a presença de uma banca composta por seis membros da Universidad Complutense de Madrid e de outras Universidades espanholas.

“Os dois últimos meses que antecederam a defesa foram bastante tensos. A defesa oral de trabalhos de conclusão seja TCC, dissertação ou tese, é sempre motivo de ansiedade e expectativa, mesmo que você tenha passado por uma boa orientação – meu caso – e pela qualificação. Neste caso, e como normalização da UCM não existe qualificação, então é mais inquietante ainda, somos expostos a banca sem ter passado pelo simulacro da qualificação, que em geral é composto pelos membros que irão para banca de defesa”, explica Valéria que teve a tese aprovada com nota máxima. 

Com um trabalho que vem sendo desenvolvido há mais de cinco anos em um projeto social de grande porte do estado de Sergipe,  seu impacto é percebido a princípio no perfil do jovem, em como ele entra e como encerra o projeto, que intenciona o desenvolvimento humano, preparação para o trabalho e o exercício de cidadania. “O resultado me deixou imensamente feliz e ciente de que todos os esforços foram válidos e que estudos futuros na minha linha de investigação Alfabetização Informacional, Educação e Juventudes vulnerabilizadas socioeconomicamente são emergentes e necessários”, afirma. 

A egressa relata que a Unit sempre esteve presente durante sua vida como estudante. Formada em comunicação social pela instituição, ela também fez pós-graduação com especialização em Tecnologias Educacionais e o mestrado pelo PPG da Unit. “A minha formação acadêmica de base é toda feita na Unit. Além disso, trabalhei no Núcleo de Educação a Distância e hoje faço parte, como pesquisadora e vice-líder, do Grupo de Estudo e Pesquisa, Comunicação, Educação e Sociedade-GECES. Saí para a Universidad Complutense de Madrid para o doutoramento, mas levei junto o meu orientador do mestrado Prof. Dr. Ronaldo Linhares que esteve muito presente ao lado da Profª Aurora Cuevas Cerveró como co-orientador. A Unit foi e tem sido com muita satisfação um espaço de pertencimento acadêmico: de integração, mobilização e atratividade, onde transito com muito apreço”. 

Leia Mais: Live do PPED apresenta diferenciais dos cursos de mestrado e doutorado

 

Compartilhe: