Recém-formada no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da Universidade Tiradentes (PEP/Unit), Andressa Juliana Simões desembarcou nos Estados Unidos para iniciar o tão sonhado PhD, título para quem conclui um doutorado no exterior. Ela estudará na University of Illinois Urbana-Champaign (UIUC), que conta com um dos melhores programas de Engenharia Química do país.
“Eu sempre quis estudar fora e vi o PhD nos Estados Unidos como uma oportunidade para concretizar esse sonho. O país sempre foi minha primeira opção devido aos vários investimentos na área de engenharia química, área a qual sou apaixonada”, diz.
Graduada em engenharia química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e mestre em Engenharia de Processos pela Unit, Andressa desenvolveu atividades sob orientações dos professores doutores Giancarlo Richard Salazar Banda e Katlin Ivon Barrios Eguiluz, no Laboratório de Eletroquímica e Nanotecnologia, do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), parceiro da instituição. Para ela, foi essencial para ser aceita não somente na UIUC, mas em outras universidades norte-americanas.
“Ingressar em um programa com conceito 6 pela CAPES, sem dúvidas, demonstra a excelência do trabalho realizado, o que me preparou para dar esse novo passo em minha jornada acadêmica. O grande diferencial para as minhas quatro aprovações das nove universidades que apliquei, sem dúvidas, foram as cartas de recomendação dos meus orientadores. Contar com a recomendação de dois nomes de peso na eletroquímica, foram cruciais para minhas aprovações e bolsa integral”, afirma a doutoranda.
O coordenador do PEP/Unit e orientador do mestrado de Andressa, doutor Giancarlo Richard Salazar Banda considera que participar do programa foi essencial para o crescimento profissional e científico da estudante. “Ela realizou, com sucesso, um projeto de aplicação de um reator diferenciado com eletrodos inovadores para tratar águas contaminadas com antibióticos. O interesse e gosto pela pesquisa científica despertados, em especial pela eletroquímica ambiental, fruto da sua passagem no PEP, foram um incentivo para a continuação da sua formação acadêmico-científica nos Estados Unidos”,
“O fato da Pós-graduação Stricto Sensu da Unit exportar discentes bem formados para uma universidade da importância global como a University of Illinois Urbana-Champaign demonstra a qualidade e seriedade do trabalho feito na universidade, especialmente no PEP”, complementa o coordenador.
Andressa compartilha a nova fase em seu perfil pessoal no Instagram e tira dúvidas sobre todo o processo de seleção nas universidades norte-americanas até alcançar a aprovação.
Leia também: PEP Unit obtém nota 6 em avaliação da Capes