ESTUDE NA UNIT
MENU



Egressa da Unit expande horizontes com intercâmbio em Portugal

Ampliar conhecimentos em outro país é crucial para o aperfeiçoamento acadêmico e profissional

às 18h54
Nathalie Guimarães de Melo, egressa de Psicologia da Universidade Tiradentes
Nathalie Guimarães de Melo, egressa de Psicologia da Universidade Tiradentes
Compartilhe:

Buscar experiências acadêmicas e profissionais em outros países é uma oportunidade única para estudantes universitários. O intercâmbio não apenas proporciona a vivência de uma nova cultura, mas também amplia os horizontes acadêmicos e profissionais, promovendo o desenvolvimento de habilidades de adaptação e enriquecimento pessoal. A psicóloga Nathalie Guimarães de Melo, egressa de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit), é um exemplo de como um intercâmbio pode transformar a trajetória de um indivíduo.

Durante o 8º período da graduação, Nathalie embarcou em uma aventura que a levou para Portugal, onde estudou na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Utad) por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (PROMAI) da Unit. “A experiência de intercâmbio foi incrível. Fiquei em Portugal de setembro de 2023 a fevereiro de 2024, totalizando cinco meses. Durante esse período, tive a oportunidade de vivenciar uma nova cultura, ampliar conhecimentos acadêmicos e desenvolver habilidades como adaptação e independência”, destaca Nathalie.

A escolha de Portugal como destino do intercâmbio não foi por acaso. Ela conta que a Utad fez com que ela lembrasse da Unit devido ao seu amplo espaço aberto, áreas verdes e vários blocos para cada curso, além de contar com uma academia. Além disso, ela conta que também foi influenciada por uma amiga que já tinha participado do Promai e relatou suas experiências positivas. “Quando vi o processo seletivo aberto, não pensei duas vezes em me inscrever para realizar o sonho de estudar fora. O Promai teve um impacto muito positivo, sempre respondendo às dúvidas, agendando reuniões e proporcionando tranquilidade em cada etapa”, elenca.

Contribuindo para o futuro profissional

Nathalie acredita que a experiência em Portugal contribuirá significativamente para seu futuro profissional. “Essa experiência em Portugal pode contribuir para o meu futuro pois me proporcionou uma visão mais ampla das práticas e abordagens psicológicas, enriquecendo minha formação, meu currículo em diversos cursos internacionais e preparando-me para lidar com a diversidade cultural e social de forma mais eficaz”, revela.

A base acadêmica adquirida na Unit também foi fundamental para o sucesso de Nathalie no intercâmbio. “A Unit teria uma importância significativa nessa etapa, pois a base acadêmica e as experiências vivenciadas durante a formação seriam únicas. Não é possível replicar a experiência de estudar psicologia vinculando o período de formação através de outra empresa. A bagagem de conhecimento adquirida na Unit foi fundamental para minha trajetória”, enfatiza Nathalie.

O intercâmbio proporcionou a Nathalie muito mais do que apenas aprendizados acadêmicos. “Os maiores aprendizados acadêmicos incluem novas abordagens de ensino e a oportunidade de estudar disciplinas específicas não disponíveis na instituição de origem, além de cursos internacionais. Em termos pessoais, um intercâmbio promove o desenvolvimento da adaptabilidade, enriquecimento cultural, crescimento pessoal e amizades verdadeiras construídas”, complementa.

Sua experiência serve como inspiração para todos aqueles que desejam expandir seus horizontes e buscar novos desafios. “O intercâmbio é uma oportunidade única de crescimento pessoal e profissional. Recomendo para todos que tiverem a oportunidade”, afirma ela.

Leia também: Experiência em estágios prepara carreira de biomédica formada pela Unit

Compartilhe: