ESTUDE NA UNIT
MENU

Experiência em estágios prepara carreira de biomédica formada pela Unit

Linda Ketllyn Cosmo se formou em Biomedicina e foi contratada um mês depois pela maternidade de Lagarto; para ela, a experiência nos estágios realizados durante o curso fez a diferença

às 17h56
Compartilhe:

Os estágios curriculares e extracurriculares, realizado por boa parte dos cursos superiores no Brasil, garantem conhecimento e experiência profissional aos jovens estudantes, que acabam bem-sucedidos ao se colocarem no mercado de trabalho em pouco tempo após a formatura. Um exemplo disso é a biomédica Linda Ketllyn Pereira Bernardo Cosmo, que se formou na turma 2023-2 do curso de Biomedicina da Universidade Tiradentes (Unit). Ela trabalha hoje como responsável técnica e coordenadora do laboratório da Maternidade Zacarias Júnior, em Lagarto, interior de Sergipe. 

Enquanto fazia o curso, Linda o conciliava com um estágio extracurricular na clínica Samed, que funciona há pouco mais de 20 anos e é uma das maiores clínicas de exames médicos e laboratoriais da cidade, onde a egressa nasceu e vive. Em uma primeira etapa, ela ficou na clínica por cerca de dois anos e meio e saiu por um tempo para fazer a primeira parte de estágio obrigatório no Laboratório Central de Biomedicina (Unit Lab), em Aracaju, uma das mais completas unidades laboratoriais de universidades brasileiras. A segunda parte do estágio foi também a segunda etapa de trabalho na Samed, para onde voltou meses após sua saída. 

“Os meus dois estágios foram em análises clínicas. Eu fiquei na parte de coleta sanguínea, hematologia, bioquímica, imunologia, uroanálise e parasitologia. No estágio, tem a possibilidade de executar os conhecimentos apreendidos nas aulas, alinhando assim a teoria e a prática”, afirma a egressa, que guarda boas lembranças desse período. “Esse estágio me fez crescer muito profissionalmente. Aprendi demais e convivi com profissionais incríveis. A experiência me auxiliou a aprender como se comportar em diferentes contextos, além de ter conhecimento necessário para várias atividades”, relembra. 

A sua contratação em definitivo pela Zacarias Júnior aconteceu em fevereiro deste ano, cerca de um mês após a sua colação de grau. Ela conta que enviou seu currículo à Maternidade após a indicação de uma amiga e, em poucos dias, foi chamada pelo setor de Recursos Humanos da instituição. “Foi importante eu ter esse estágio extracurricular porque contou como experiência. Eles perguntaram se eu tinha experiência e aí esse estágio extracurricular me ajudou demais”, diz Linda, que permanece atuando na área de análises clínicas. 

Criada em 1948 e gerida por uma associação filantrópica local, a Zacarias Júnior é a única da região Centro-Sul e  e atende a gestantes de cidades como Lagarto, Poço Verde, Simão Dias, Tobias Barreto e São Domingos, além de municípios do nordeste da Bahia que fazem divisa com Sergipe (como Fátima, Heliópolis e Paripiranga). A maior parte dos atendimentos é por convênios com o Sistema Único de Saúde (SUS)

Paixão pela profissão

Linda Ketllyn se define como uma apaixonada pela Biomedicina. Gosta de “absolutamente tudo”, mas confessa ser encantada pela citologia, área que estuda as células e as suas particularidades. Ela conta que a área de Saúde sempre lhe chamou bastante atenção. “Na Biomedicina, eu vi a contribuição em diferentes campos do conhecimento, a partir de pesquisas, investigações e inovações tecnológicas e isso me chamou bastante atenção”, diz a egressa, que decidiu escolher a Unit pela qualidade do curso. “Eu escolhi a Unit por ela ser referência no estado, além de disponibilizar duas áreas de habilitações para os alunos. A Unit me permitiu dar o primeiro passo para construir a minha carreira profissional e alcançar as metas que eu sempre desejei”, reconhece. 

Atualmente, a biomédica busca crescer profissionalmente, investindo em capacitações, cursos e especializações. Ela não descarta também fazer outro curso de graduação, caso haja necessidade, ou mesmo uma pós-graduação ou mestrado. E essa constante busca por atualização e conhecimentos é a principal orientação que Linda dá aos jovens que buscam um espaço qualificado no mercado de trabalho. “O recado que eu deixo é estudem e, se tiverem a oportunidade, façam um estágio extracurricular. É muito enriquecedor. Nele, vocês irão se preparar para atender às exigências do mercado e irão se aproximar da realidade da profissão”, conclui.

Leia mais: 
Da sala de aula para o mercado: Biomédica conquista vaga de emprego após estágio
Biomédica de Itabaianinha alia a formação da Unit à experiência no interior

Compartilhe: