ESTUDE NA UNIT
MENU

Egressa da Unit vence Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo

Em reportagem, Nathália Passos abordou o aumento de produtos agroecológicos em Sergipe

às 15h31
Reprodução: Unit Notícias
Reprodução: Unit Notícias
Compartilhe:

Uma história de vida que rendeu bons frutos a Nathália Passos, egressa do curso de Jornalismo da Universidade Tiradentes. Com pais produtores rurais, a, até então, acadêmica enxergou uma oportunidade para a produção e execução de uma grande reportagem. Produzida para a disciplina de ‘Radiojornalismo 2’ e veiculada no programa da universidade “Notícias em 10” no ano passado, a matéria denominada “Produtos agroecológicos ganham cada vez mais espaço em Sergipe” venceu o Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional, na categoria ‘universitário’.

“Os meus pais fazem manejo da agricultura familiar sem a utilização de agrotóxicos e pesticidas em sua plantação. A partir do grande debate sobre o agrotóxico e a mudança de hábito da população, enxerguei como uma ocasião para falar não apenas dessa opção por consumir algo mais saudável, mas também, falar sobre alguns dos pequenos agricultores de Sergipe”, comentou Nathália.

Na reportagem foram entrevistados dois agricultores, um do interior do estado e outro de Aracaju, além do pesquisador da Embrapa que explicou sobre o produto agroecológico, pessoas que optam e consomem os produtos, e por fim, uma nutricionista que aborda os benefícios do consumo de produtos sem agrotóxicos e os malefícios do agrotóxico.

Os trabalhos jornalísticos premiados apresentam iniciativas de promoção ao desenvolvimento regional realizadas no Nordeste, norte de Minas Gerais e do Espírito Santo de diferentes perspectivas: econômica, turística, educacional, cultural e ambiental.

“O meu papel foi mostrar que, cada vez mais produtores familiares, estão ganhando espaço no estado e desenvolvem seus negócios baseados naquilo que acreditam, já que a produção de produtos sem agrotóxico é um grande desafio”, enfatiza a jornalista.

“O estado de Sergipe está se desenvolvendo junto com esses pequenos produtores. Aos poucos estamos ouvindo falar sobre feiras de produtos agroecológicos espalhadas na cidade. Até mesmo iniciativas do governo em promover cursos para essas famílias”, acrescenta.

Este é o segundo prêmio recebido pela jornalista. Também enquanto acadêmica, Nathália venceu o prêmio João Ribeiro de Jornalismo da Fapitec, em 2017, na categoria jovem jornalista.

Sobre a premiação

No último dia 19, o BNB entregou o Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional dentro da programação do Fórum BNB de Desenvolvimento, que comemora seus 67 anos de existência. O evento foi realizado na sede da instituição, em Fortaleza. Na ocasião, foram apresentados os trabalhos vencedores.

O prêmio BNB de Jornalismo é promovido anualmente para potencializar a visibilidade de ações capazes de promover o desenvolvimento regional, com sustentabilidade. A premiação local será realizada ainda este mês de julho em data a ser divulgada.

Compartilhe: