A residência médica é um momento crucial na vida de um médico recém-formado. É quando ele escolhe qual especialidade seguirá. Formada em medicina pela Universidade Tiradentes (Unit), Kahena de Oliveira Rêgo, foi aprovada na residência em Clínica Médica nos hospitais de Cirurgia (FBHC) e de Urgência de Sergipe (Huse), ambos em Aracaju (SE).
Durante a graduação, os estudantes são apresentados por meio das disciplinas às diversas áreas da medicina. Por isso, para Kahena, a decisão pela especialidade não foi difícil. “Escolhi Clínica Médica porque foi a especialidade com que mais me identifiquei”, contou a egressa.
Segundo ela, a sua formação na Unit ajudou nesse resultado. Isso porque a instituição utiliza a metodologia ativa de ensino PBL (Problem-Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problema), desenvolvida na Europa e Estados Unidos e aplicada há mais de 20 anos em universidades como Harvard, nos EUA, e McMaster, no Canadá.
“Isso me possibilitou vivenciar a dinâmica de cada especialidade, auxiliando de forma bastante significativa na minha escolha e aprendizado”, disse Kahena.
As expectativas para o futuro estão atualizadas para ela. “Acho que a residência será um período bastante desafiador, mas também gratificante. Quando concluir, pretendo fazer a segunda residência. Ainda não tenho certeza em quê, mas fico na dúvida entre gastro e endocrinologia, por enquanto”, adiantou.
Leia também: Médicos recém-formados pela Unit são aprovados em residências médicas