ESTUDE NA UNIT
MENU

Egresso da Unit conquista bolsa de estudos para fazer doutorado na Espanha

O egresso do curso de Direito da Universidade Tiradentes (Unit), Douglas Diniz, realiza o doutorado na Universidad de Deusto 

às 17h58
Egresso do curso de Direito da Unit, Douglas Oliveira Diniz Gonçalves
Egresso do curso de Direito da Unit, Douglas Oliveira Diniz Gonçalves
Compartilhe:

O egresso do curso de Direito da Universidade Tiradentes (Unit), Douglas Oliveira Diniz Gonçalves, foi contemplado com uma bolsa de estudos da Cátedra Unesco/Santander e aprovado para cursar o doutorado em Direitos Humanos na Universidad de Deusto, na Espanha. O curso tem previsão de conclusão para setembro de 2024. 

Douglas iniciou sua trajetória de pesquisa durante a graduação quando fez sua Iniciação Científica (IC), com bolsa Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Probic) da Universidade Tiradentes (Unit), sob a orientação da professora Gabriela Maia Rebouças e do professor Helder Leonardo de Souza Goes. 

Ele decidiu fazer Mobilidade Acadêmica devido o seu interesse em estudar línguas estrangeiras. “Pensei nas possibilidades que poderiam surgir a partir disso. Visando as possibilidades de intercâmbio na área do Direito, decidi em 2014 estudar espanhol no Unit Idiomas. Foi uma decisão essencial para estar onde estou hoje. Em 2015 fui selecionado para o Programa Top España, representando a Unit em um grupo de mais de 500 estudantes de todo o Brasil. Na Universidad de Salamanca estudei língua espanhola por um mês”, diz.

Segundo o doutorando, a possibilidade de estudar no exterior surgiu através de conversas e do incentivo do seu orientador do mestrado, o professor Fran Espinoza. “O programa de Direitos Humanos da Unit também participou ativamente da divulgação dessas possibilidades. Durante o mestrado, tive a oportunidade de cursar uma matéria sobre Tutela Civil dos Direitos Humanos ministrada pela professora Clara Machado e com participação de um professor estrangeiro, o professor Felipe Gómez Isa, que mais tarde viria a ser meu coorientador no mestrado e meu atual orientador no doutorado”, relembra.

Atualmente, Douglas cursa doutorado na Universidade de Deusto, Espanha, e segue desenvolvendo sua pesquisa. iniciada durante o mestrado quando era bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), sobre o direito à terra dos povos indígenas no Brasil no Programa de “Derechos Humanos: retos éticos, políticos y sociales” sob a orientação de Asier Martínez de Bringas e Felipe Gómez Isa. 

Durante o doutorado, Douglas pretende fazer um estágio internacional em Brasília. “Pretendo seguir com o desenvolvimento de pesquisas na área dos povos indígenas no Brasil e na América Latina em geral, expandindo minhas possibilidades acadêmicas e laborais, com a finalidade de realizar coleta de dados essenciais para o desenvolvimento da minha pesquisa”, conclui.

 

Leia mais: Egresso da Unit ganha bolsa de estudos e cursará doutorado no exterior

Compartilhe: