ESTUDE NA UNIT
MENU

Egresso da Unit é novo presidente da OAB Sergipe

Formado em 2006, Danniel Costa foi eleito presidente da OAB Sergipe em 2021, com atuação para os três próximos anos.

às 11h48
O novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Sergipe, Danniel Costa.
O novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Sergipe, Danniel Costa.
Compartilhe:

Conciliador e lutador pelas causas em que acredita. Esse é o perfil do novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Sergipe, Danniel Costa. Formado em Direito pela Universidade Tiradentes (Unit) há 15 anos, ele escolheu a profissão logo cedo, inspirado pela mãe, também advogada, e pelos filmes que assistia. Agora, como líder máximo da classe no Estado, ele terá três anos à frente da Ordem com o objetivo de restabelecer o sentimento de respeito e orgulho pela profissão de advogado.

As expectativas que ele tinha antes da graduação foram correspondidas quando iniciou o curso na Unit. “Eu tive uma identificação imediata com o curso. E em nenhum momento tive dúvida se era Direito que eu queria fazer assim como nunca tive dúvida se era a advocacia a carreira que eu iria seguir. Tive excelentes professores na Unit e sinto que sai da Unit preparado para enfrentar o mercado de trabalho. Me formei no segundo semestre de 2006 e em fevereiro de 2007 já estava recebendo minha carteira de advogado e já estava com escritório aberto, com cliente, trabalhando e atendendo. Esse período foi decisivo na minha vida”, contou Danniel.

Desde o começo da carreira Danniel foi motivado a contribuir ativamente para o crescimento da advocacia de qualidade no Estado e movimento o próprio escritório para oferecer estágio a estudantes e com isso, formou uma rede de cooperação entre advogados. Nos anos de 2015 e 2018 esteve envolvido com as eleições da OAB, ajudando na candidatura de colegas, e em 2021 teve a oportunidade de se candidatar. Apoiado pela classe devido às suas competências para renovação de ideias e atuação do órgão para retomar a valorização da profissão e o protagonismo da OAB frente ao mercado de atuação.

“O foco da nossa gestão, principalmente, para a jovem advocacia, é fazer a diferença na sua vida profissional através de cursos práticos e do programa de empreendedorismo jurídico, para acompanhar o jovem advogado no começo da profissão. Desde a abertura do seu escritório ou a escolha de que forma ele vai trabalhar ou se associar a um escritório. Vamos proporcionar uma OAB que seja diferente, mais participativa na vida profissional do jovem advogado”, explicou o novo presidente.

O relacionamento com as instituições de ensino superior que oferecem o curso de Direito em Sergipe também será uma prioridade para a gestão, visando acompanhar a qualidade de ensino ofertada aos futuros advogados. E segundo ele, a Unit é um modelo. “Eu tive uma formação em uma universidade que foi muito boa para mim. A qualidade dos professores, da metodologia utilizada, do Núcleo de Práticas Jurídicas… para mim foi muito satisfatório. Eu tenho uma avaliação muito positiva do meu curso de Direito”, enfatizou.

Para inspirar ainda mais os jovens advogados, Danniel tem a seu favor não somente a liderança da nova OAB como também a sua história. “Eu tenho 38 anos e cheguei à presidência da minha instituição. Isso serve de exemplo para alunos e jovens advogados de que é possível, sim, obter sucesso, alcançar uma posição sem ter que esperar 20, 30 ou 40 anos, ou praticar nenhuma conduta que seja desleal, ilegal ou imoral. A juventude tem capacidade para exercer cargos importantes, pegar grandes causas. A gente pode obter sucesso trabalhando e acreditando em determinado objetivo. Me sinto lisonjeado de hoje ser o presidente da OAB e representar quase 12 mil advogados ativos, credenciados. Todo objetivo que a gente traça pode ser alcançado, o sucesso só depende de cada um. O futuro e o sucesso não estão tão distantes. Basta perseverar”, concluiu.

 

Leia também: Senador Alessandro Vieira destaca graduação em Direito da Unit

Compartilhe: