ESTUDE NA UNIT
MENU

Egressos e alunos de Jornalismo da Unit são destaques no Prêmio Setransp

Mais um ano, alunos e egressos de Jornalismo da Unit ganham notoriedade em suas reportagens publicadas nas categorias do Prêmio Setransp

às 14h51
Compartilhe:

Por Marcela Matos e Monyque Evelyn Santos

Mais uma vez, estudantes de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo da Universidade Tiradentes – Unit – e os egressos do curso da instituição de ensino foram destaques do Prêmio Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju – Setransp – de Jornalismo.

A oitava edição teve o tema central tema “Transporte coletivo e sua influência na vida das pessoas” e aconteceu no último dia 16, com o intuito de reconhecer os profissionais que produzem conteúdo sobre transporte coletivo e mobilidade urbana.

O prêmio contou com a participação 35 jornalistas e 55 trabalhos produzidos em 2018 e início de 2019, que concorreram em seis categorias: texto reportagem, vídeo reportagem, áudio reportagem, melhores fotos e melhores imagens, além de Reportagem laboratório, feitas por estudantes de Jornalismo.

Na categoria vídeo reportagem, os egressos da Unit conquistaram os primeiros lugares. Anna Paula Ferreira da TV Sergipe ficou com a primeira colocação, Aline Aragão da TV Atalaia, em 2º e Cláudia Brito, também da TV Atalaia em 3º. Já na categoria Texto Reportagem, Anderson Barbosa do Portal G1 ficou em 1º lugar e Leonardo Barreto da FanF1 em terceiro.  Na categoria Áudio reportagem, Barroso Guimarães – Fan FM conquistou o segundo lugar.

Além dos destaques dos egressos, os estudantes de jornalismo da Universidade Tiradentes faturaram dois prêmios Setransp. Na categoria Reportagem Laboratório, os acadêmicos Juliana Melo e Danilo Siqueira ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.     

As reportagens, editadas por Alysson Lima, têm supervisão da professora Juliana Almeida da disciplina de Radiojornalismo, e foram apresentadas no programa Notícias em Dez, projeto de extensão premiado pela décima primeira vez.     

“Quando vi o trabalho pronto fiquei muito satisfeita, mas estava concorrendo com pessoas competentes e sabia o quanto seria difícil obter essa premiação. Esse trabalho foi feito com muita dedicação e esforço. Me sinto lisonjeada em ter esse reconhecimento que é um incentivo para progredir profissionalmente”, declara Juliana Melo, estudante do 5º período do curso e Jornalismo da Unit.

Na reportagem, a acadêmica apresentou relatos de usuários do transporte coletivo que dependem exclusivamente dele para se locomover e de pessoas que possuem seu próprio veículo e preferem o transporte público devido sua acessibilidade. Além disso, Juliana destacou o processo evolutivo do transporte desde seu surgimento, apontando as tecnologias implantadas e os cursos voltados para motoristas e cobradores para melhor atender a população.

Já o estudante Danilo Siqueira, que produziu a reportagem com Natan Barbosa, abordou os vínculos sociais entre os usuários do transporte coletivo. “Ouvimos alguns passageiros e cobradores para retratar os laços de amizade e relacionamentos amorosos que surgem ao longo do trajeto no transporte. Além disso, apresentamos também a importância do transporte coletivo para a inclusão dos deficientes motores”, comenta.

“Sempre estimulo os estudantes na produção de matérias que possam concorrer a diversos prêmios. Isso é importante para que eles construam um portfólio para mostrar suas habilidades quando chegarem ao mercado de trabalho”, enfatiza a professora Juliana Almeida.

“Todos os trabalhos passaram por uma correção criteriosa e este é um reconhecimento que fortalecerá a carreira acadêmica e profissional desses alunos”, finaliza a docente.

*Atualizado em 27/05/2019, às 21h56 para acréscimo de informação

Compartilhe: