ESTUDE NA UNIT
MENU

Egressos Unit se destacam em processos seletivos de residência

O curso de Medicina da Unit aprova 17 médicos recém-formados em processos seletivos de instituições de referência de diversos estados

às 18h04
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Após uma longa jornada de estudos durante a graduação, 17 egressos do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) foram aprovados em residências médicas de diversos hospitais brasileiros. Surgido no Brasil em 1945, o programa de Residência Médica é uma modalidade considerada essencial destinada a médicos que desejam se destacar em uma especialidade. 

A excelência do ensino pode ser comprovada com os excelentes resultados em residências médicas. O curso de Medicina da Unit aprova médicos recém-formados em processos seletivos de instituições de referência de diversos estados, como a Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia (FBHC), Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (HFSE), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Hospital Portugues da Bahia e o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).

A coordenadora do curso de Medicina, Lis Campos, atribui esse resultado ao comprometimento da Universidade em preparar profissionais capacitados para o exercício da profissão. “O curso de Medicina da Unit oferece toda a estrutura necessária para um bom aprendizado, com professores muito bem qualificados e oportunidades de atuação em diversos campos de estágio. O número de egressos que estão fazendo especialização e exercendo a Medicina representa a confirmação da qualidade de ensino da Unit. Para eles, é a recompensa pelo compromisso com os estudos e com o aprendizado. Uma boa residência médica abre portas e ajuda a atingir excelência na especialidade médica”, afirma.

Após formados na graduação, é comum que os egressos dêem continuidade aos estudos fazendo uma especialização. A coordenadora explica que a residência médica é um passo muito importante para os recém formados consolidarem seus conhecimentos em uma área específica. “É o aprendizado em serviço da especialidade escolhida. Se define como uma Pós-graduação, que pode durar de dois a seis anos, em que o residente realiza atividade profissional em hospitais escola sob a orientação de médicos especialistas. Quando cumprida integralmente, confere ao médico residente o título de especialista”, explica. 

Ainda de acordo com Lis, as instituições que os egressos passaram são importantes por serem renomeadas. “O ingresso na residência médica nessas instituições mostra que eles estão a nível de excelência nacional. Temos egressos que estão fazendo residência em Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Intensiva, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Ortopedia e Traumatologia Intensiva”, destaca.

A coordenadora afirma que o método Problem Based Learning (PBL) impacta positivamente a jornada de aprendizagem dos estudantes. “O PBL permite ao aluno autonomia com relação ao processo de aprendizagem. Ao exercitar o conhecimento prévio, combinando com as teorias aprendidas, gera uma aprendizagem significativa. Além disso, promove a argumentação crítica, liderança e capacidade de comunicação. Isso resulta em um amadurecimento profissional do aluno”, conclui. 

 

Leia mais: Unit realiza capacitação para professores e gestores na metodologia PBL

Compartilhe: