ESTUDE NA UNIT
MENU

Em busca do equilíbrio ambiental

Considerando a natureza não precisa das pessoas, cabe ao homem evoluir para viver num mundo melhor e mais harmonioso. A ideia é a busca da simplicidade.

às 17h24
Professora Luciana Rodrigues
Compartilhe:

A coordenação do Tiradentes Conduta Consciente promoveu, na tarde dessa segunda-feira (8) uma live transmitida pelo YouTube da IES sergipana, em alusão ao dia do meio ambiente. O momento que permitiu uma reflexão sobre o tema “Percepção ambiental, equilíbrio e manutenção da teia da vida” foi mediado pela coordenadora do Conduta e contou com a participação do convidado Genebaldo Freire Dias.

Natural do município sergipano de Pedrinhas, Genebaldo é mestre e doutor pela Universidade de Brasília e autor de mais de 30 livros, que tratam, em linguagem simples e objetiva, sobre a temática ambiental.

“Falar sobre o tema proposto é de grande relevância, principalmente em época de pandemia, quando temos um tempo maior para refletirmos. É o tempo que nós precisávamos para fazer uma faxina dos nossos velhos hábitos, dos nossos velhos costumes, de jogar fora tudo aquilo que a gente fazia e que não serve mais para os novos tempos”, opina a professora Luciana Rodrigues.

Ela acredita que isso só é possível a partir do momento em que o indivíduo perceba o mundo em que está inserido de um modo diferente. É a chamada interpretação do pertencimento ao ambiente em que ele vive.

Sua interpretação é de que o resgate da sensação de pertencimento vai eximir o homem da sensação de que ele é apenas um explorador dos recursos naturais, como se a natureza cumprisse apenas o papel de provedora da matéria-prima para a produção de vários produtos.

Para explicar sua interpretação sobre o contexto contemporâneo sob a ótica do meio ambiente, o professor Genebaldo utiliza o termo “normismo” para explicar que é dado ao indivíduo a impressão de que tudo que vem sendo vivido por ele após a revolução industrial representa algo normal.

Essa mera interpretação da chamada “normalidade” vai tirando do indivíduo a impressão de que não é normal horas excessivas no trânsito, assim como não é normal o excesso de horas trabalhadas apenas pelo desejo de ganhar mais para gastar mais.

“É um normismo que tende a empurrar a humanidade para um abismo”, lamenta a professora Luciana. E o professor Genebaldo vai além ao dizer que o precipício é uma construção da humanidade e não do Planeta.

“Ele se reinventa e se regenera independentemente da nossa própria vontade”, conclui o professor Genebaldo.

O Conduta Consciente e o seu papel transformador

Segundo a professora Luciana Rodrigues, o papel do programa de meio ambiente Tiradentes Conduta Consciente é o de estimular e fomentar uma mudança de comportamento, com foco na perspectiva de fazer com que as pessoas compreendam que depende delas próprias a melhoria da qualidade de vida a partir de pequenas mudanças cotidianas que reflitam no bem viver individual e coletivo.

Compartilhe: