ESTUDE NA UNIT
MENU

Empregabilidade é tema de palestra para acadêmicos

A professora de Relações Públicas, Verônica Dantas, falou sobre a transformação em ambientes de trabalho e as novas necessidades dos profissionais

às 21h02
Compartilhe:

Focada nas oportunidades de mercado, a Universidade Tiradentes, por meio do Unit Carreiras, realizou palestra para acadêmicos de Administração. A professora de Relações Públicas, Verônica Dantas, falou sobre a transformação em ambientes de trabalho e as novas necessidades dos profissionais.

“Foi um momento de provocação sobre a transformação do mercado, que necessidade o mercado tem hoje e como o profissional deve entender essas mudanças e se adequar a elas. Os desafios atuais são conciliação de tecnologias, tudo aquilo que pode trazer esses avanços ferramentais com a competências humanas. Juntas, elas podem ajudar o profissional”, explicou.

Na área de Administração, o desafio é dialogar competências, já que as empresas são, atualmente, muito mais parceiras que concorrentes, como afirmou Verônica. “É fundamental que o profissional de administração se antecipe às necessidades do mercado, perceba o papel dele dentro do ambiente de trabalho. O profissional de administração é um grande gestor de todo esse cenário mercadológico. O desafio seria equilibrar e desenvolver as inteligências, uma delas é a inteligência emocional. É preciso ter um olhar holístico porque as áreas dialogam. Saímos do modelo de empresa tradicional, as empresas são muito mais parceiras que concorrentes”, ensinou.

Gerente do Unit Carreiras, Janaína Machado, afirmou que o objetivo é inspirar os alunos para que eles cheguem mais seguros ao mercado. “Essas palestras são para que os alunos tenham inspiração, se inspirem nesses assuntos para crescer profissionalmente. Trabalhamos em várias vertentes, tanto nas orientações internas como na elaboração de currículo, plano de carreiras, orientação de entrevistas, análise de perfil, como também capitando vagas e aproximando o mercado da academia. Isso é muito importante porque são ações como essa que faz com que os alunos despertem para o mercado”.

O mercado espera um profissional técnico e com habilidade sócio emocionais., seja ela agilidade, saber lidar com conflito, empatia… a universidade traz isso, hoje temos um currículo vbltado parta p mercado, trazendo essas habilidades, estamos muito à frente,pensando dessa forma, reformando as grades curriculares para isso, intensificando trabalhom em grupo, intercambio

Com objetivo de orientar alunos e egressos quanto ao planejamento da carreira e capacitá-los para o desenvolvimento das competências necessárias exigidas pelo mercado de trabalho, os serviços ofertados pelo Unit Carreiras podem ser acessados por alunos de graduação, de pós-graduação; além de diplomados e intercambistas em estadia na Unit.

Matheus Power cursa o 8° período de Administração. Ele acredita que o debate é atual e necessário para os acadêmicos. “Quando me formar, pretendo sair do País, já tive experiência em Portugal, Itália, Hungria. Esse é um tema que sempre está rondando a gente, temos estudo de caso, professores que trazem essa temática. Nesse sentido, estamos sempre debatendo e vendo o que podemos seguir depois do curso”.

Compartilhe: