ESTUDE NA UNIT
MENU

Empresas criam soluções que auxiliam na gestão de pessoas

Como as empresas especializadas na gestão de pessoas ajudam a potencializar o capital humano de outras empresas

às 21h02
 Buscar melhores formas de trabalhar já é uma tendência para a gestão de RH em um mundo pós-pandemia (Unsplash)
Buscar melhores formas de trabalhar já é uma tendência para a gestão de RH em um mundo pós-pandemia (Unsplash)
Compartilhe:

Cada vez mais estratégica, a área de gestão de pessoas das empresas é a responsável por movimentar o capital humano e aplicar um conjunto de técnicas para atingir grandes objetivos. E algumas empresas são especializadas na missão de ajudar outros empreendimentos, de pequeno, médio e grande porte, em seus processos de Recursos Humanos

Atuando como consultorias, plataformas online ou startups, elas têm como missão intermediar talentos até as vagas disponíveis, mas não apenas, também ajudam a desenvolver profissionais atualizados e inovadores, congregando produtividade e satisfação dos funcionários. O setor antigamente chamado de Departamento de Pessoal evoluiu bastante com o passar dos anos e as modificações no mundo do trabalho, contando hoje com uma extensa lista de atribuições. 

Por conta das tarefas a serem desenvolvidas, muitas vezes é vantajoso para uma empresa optar pela terceirização de alguns desses processos. Ações como planejamento, seleção e desenvolvimento de talentos internos e externos, gestão de recrutamento de novos funcionários, oferta de programas de saúde mental dos colaboradores, ações de motivação da força de trabalho, avaliação e mensuração de desempenho, entre outras, podem ser contratadas pelos líderes de RH. 

Mas na prática, o que elas fazem?

Fornecem diversos suportes e soluções diferenciadas, desde o recrutamento, avaliação e desenvolvimento, a pesquisas de experiências dos colaboradores, tida como a prioridade número um para os líderes de Recursos Humanos. Na execução destes serviços, elas aliam atividades humanas com recursos tecnológicos de modo a agilizar os procedimentos. 

Realizam programas que vão atuar para o engajamento dos funcionários e oferecem ações personalizadas para atender as necessidades do contratante. Essas empresas oferecem ainda gestão de programas de trainee conduzidos por profissionais com longa experiência no setor. 

Podem ser contratadas no momento de treinamento e capacitação de pessoal, com alternativas presenciais ou online, ou ainda realizando diagnóstico do clima organizacional. Na prática, quase todos os procedimentos voltados ao corpo de funcionários da empresa podem ser terceirizados pelos gestores.

Uma das ferramentas que podem ser aperfeiçoadas para conhecer o time e melhorar a comunicação interna é por meio da aplicação de questionários ou entrevistas, com a posterior análise eficiente desses dados. Os programas de computador e algoritmos estão no mercado facilitando também mais esse recurso. Aproveitar o poder dos dados de forma ética, mantendo a privacidade e a proteção, é a chave para desenvolver os insights que permitem uma melhor tomada de decisão. 

Protagonismo e oportunidade

Algumas destas empresas que atendem os setores de gestão de pessoas de outros grupos e corporações são especializadas no fornecimento de sistemas informatizados e software para as rotinas do setor de RH, como administração da folha de ponto, soluções para meios de pagamento e eSocial, automação de fluxos de trabalho, controle, acompanhamento e criação de relatórios gerenciais diversos. 

Mas essas ferramentas também gerenciam ideias, estimulando a participação interna e o protagonismo dos colaboradores, com novos formatos que superam complexas planilhas e intranets. Sistemas mais intuitivos atuam na coleta de dados que poderão ser utilizados em aplicações práticas no ambiente corporativo. Os modelos aqui apresentados mostram as diferentes oportunidades para os profissionais da área ou, principalmente, para estudantes que queiram ingressar nesta carreira. 

Seja para quem já é da área e deseja uma colocação especializada no mercado, ou para quem tem vontade de empreender, mas sem sair do ramo, atuar na gestão de recursos humanos tornou-se um pilar fundamental nas estruturas empresariais. É preciso saber aproveitar o melhor da experiência e conhecimento dos colaboradores para os bons resultados corporativos e dos próprios profissionais. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: