Dentre as diversas atividades agendadas pela Universidade Tiradentes com o representante da Universidade de Deusto, na Espanha, merece destaque a reunião ocorrida no início da tarde dessa terça-feira, 26, na sala de Relações Internacionais. O encontro entre o vice-decano de relações internacionais da Universidade de Deusto e autoridades acadêmicas da Unit foi promovido com o objetivo de discutir pontos estratégicos relacionados ao processo de mobilidade e internacionalização da pesquisa.
O processo de negociação para a assinatura de um convênio entre as instituições iniciado há alguns meses se fortalece com a estadia do professor Isa, que cumpre na Unit uma agenda de seminários no mestrado em Direitos Humanos. “A nossa intenção é ampliar as possibilidades de cooperação com a instituição basca”, revela Selen Ive Carneiro, assessora de relações internacionais da Universidade Tiradentes.
“Creio que são dois aspectos estratégicos que merecem ser levados em consideração: primeiro, são duas universidades privadas com propósitos bastante similares, porém, com foco voltado para os direitos humanos; segundo, porque pretendemos aprofundar o intercâmbio não apenas no aspecto da investigação científica, como também de professores e estudantes”, explica o professor Felipe Isa.
“Acredito que estamos começando a fechar esse processo que vislumbra a possibilidade de uma oferta de intercâmbio já a partir do próximo ano”, confessa o professor Fran Espinoza, responsável por estreitar os laços entre as instituições. Os primeiros contatos ocorreram em abril do ano passado.
A pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão, professora Juliana Cordeiro, reconhece que a internacionalização é a pauta do momento pela importância de os alunos e docentes da Unit interagirem com outras instituições internacionais. “Encontros como esse faz com que possamos dar o primeiro passo para estabelecer publicações conjuntas e trabalhos interinstitucionais”, pondera a professora Juliana.
Encerrada a reunião, o professor Felipe Gómez Isa, acompanhado do coordenador de relações internacionais, professor Walter Ângelo da Silva Júnior, e da coordenadora do mestrado em Direitos Humanos, professora Gabriela Maia Rebouças, foram recebidos pelo superintendente do Grupo Tiradentes, professor Saumineo Nascimento. Durante o encontro foi feita a apresentação institucional da Universidade Tiradentes, seguida da entrega de um Booklet e assinado o acordo de cooperação entre as instituições.