V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Encontro de Biologia chega à 11ª edição

Evento marca 20 anos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Tiradentes

às 14h26
Compartilhe:

O curso de Ciências Biológicas da Universidade Tiradentes comemora 20 anos de existência com a realização do 11º Encontro de Biologia. O evento foi aberto na noite dessa segunda-feira, 2 de setembro, e prossegue até esta quarta-feira, 4, no Campus Aracaju Farolândia. O tema central desta edição é “Cooperação pela água”.  O palestrante da abertura foi o pesquisador João Suassuna, da Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj. Especialista em questões hidrográficas no Semiárido do Nordeste, Suassuna falou sobre os impactos ambientais da transposição do rio São Francisco na região. 

Mesa do evento

Mesa do evento

“Na bacia do São Francisco já foram identificadas aproximadamente 200 espécies de peixes. No Setentrional, você tem algo em torno de 80. Quando começarem a bombear a água da bacia do São Francisco para o Setentrional, essa água levará uma grande quantidade de espécies que serão predadoras das que estão lá”, alerta Suassuna. Para ele, além dos problemas ambientais, o desafio agora é encontrar formas de destinar a água do São Francisco para a população mais necessitada.

“O processo de transposição é irreversível. Já aplicaram R$ 4 bilhões nesse projeto e a gente quer mesmo é que ele funcione. Agora, uma vez construídos os canais, teremos que pensar em redirecionar o uso dessas águas para o abastecimento humano. Com esses canais de 25 metros de largura, cinco de profundidade e 700 quilômetros de extensão, o projeto da transposição do Rio São Francisco foi pensado para atender ao grande capital, à irrigação pesada, aos grandes industriais. Para quem realmente precisa, não chegará uma gota”, sentencia o pesquisador da Funaj.

Além do João Suassuna, o 11º Encontro de Biologia da Unit apresenta em sua programação palestras com pesquisadores de instituições como Embrapa Tabuleiros Costeiros, Universidade Federal de Minas Gerais, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Universidade Federal do Vale do São Francisco e Projeto Tamar.

“O tema do evento foi definido em consonância com a Organização das Nações Unidas – ONU –, que proclamou 2013 como o ano internacional de cooperação pela água. A partir daí, buscamos palestrantes renomados, que desenvolvem pesquisas nessa área”, explica a professora Andressa Sales Coelho, coordenadora do Encontro. 

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: 20 ANOS

Professores do curso foram homenageados

Professores do curso foram homenageados

O Encontro de Biologia faz alusão ao Dia do Biólogo, 3 de agosto, e este ano teve a programação especialmente preparada para a comemoração das duas décadas de criação do curso de Ciências Biológicas da Unit, o que representa quase 1800 profissionais formados.

“Após esses 20 anos, temos egressos atuando em praticamente todas as instituições ligadas à pesquisa em biologia no Estado de Sergipe e ex-alunos fazendo sucesso até mesmo fora do Brasil. Isso mostra que o mercado absorve nossos egressos muito bem, porque o curso de Ciências Biológicas da Universidade Tiradentes tem uma característica abrangente, não limita o aluno. Depois de formado, ele pode ir para qualquer uma das cerca de 120 áreas da Biologia”, analisa o professor José Roque Raposo Filho, coordenador do curso.

“Em 1993, precisávamos de um curso de saúde para que a Unit fosse reconhecida como universidade, e escolhemos a licenciatura em Ciências Biológicas, além do bacharelado na modalidade médica, conhecido hoje como Biomedicina. Esta foi a semente de uma grande árvore, que hoje possui 12 cursos na área da saúde. Por isso, temos um enorme carinho por este curso de Ciências Biológicas”, afirma o professor Hesmoney Santa Rosa, diretor de Saúde da Universidade Tiradentes.

FOTOGRAFIA

Igor: "Estou entusiasmado"

Igor: “Estou entusiasmado”

O 11º Encontro de Biologia da Unit também é marcado pelo Concurso de Fotografia. Com o tema “O olhar do biólogo sobre a biodiversidade e o ambiente que os envolve”, o concurso foi aberto a todos os alunos inscritos no Encontro. As imagens estão expostas no Bloco D do Campus Aracaju Farolândia e as três melhores fotos, escolhidas por uma comissão julgadora formada por fotógrafos e professores, serão premiadas. O primeiro colocado recebe R$ 1.800 em descontos nos cursos da escola de idiomas Wizard; o segundo lugar ganha livros e brindes oferecidos por empresas parceiras, como Escariz, Projeto Tamar, Banco Santander e LEV Água Mineral; e o terceiro colocado recebe brindes do evento.

“Esta é importante para valorizar os alunos”, avalia o acadêmico Igor Azevedo Souza, 7º período de Ciências Biológicas. Na reta final do curso, Igor já estagiou na Embrapa Tabuleiros Costeiros e no Projeto Tamar. “No último período farei outro estágio, desta vez, obrigatório, e em seguida partir para o mercado como profissional. Estou muito entusiasmado”, diz o acadêmico.

 

Compartilhe: