Três encontros de acolhimento realizados ao longo desta segunda-feira, 29, nos blocos C e G do Campus Farolândia, marcaram o início das aulas para as novas turmas dos 10 cursos integrados ao Projeto Inova Tiradentes, da Universidade Tiradentes (Unit). As reuniões ocorridas nos turnos da manhã, da tarde e da noite foram momentos de conhecimento, integração, descontração e muitas descobertas, para cerca de 200 novos alunos que vão começar a jornada acadêmica neste semestre 2024-2. Eles foram oficialmente apresentados aos professores e coordenadores de cada curso, além de conhecer melhor a metodologia do Inova e as estruturas acadêmica e de apoio da Unit.
“É um acolhimento que nós fazemos para mostrar para esses alunos o que é a Universidade, como trabalhamos, o que eles vão encontrar aqui dentro, quais são as perspectivas e as expectativas deles conosco, para que a gente entenda também qual é essa realidade. São alunos muito novos, que estão dando o passo importante, saindo do ensino médio. Entrando na universidade, é um outro momento. Então, a gente apresenta as equipes, as pessoas que vão estar exatamente na linha de frente com eles, trocando ideias, facilitando o dia a dia deles, para que essa jornada deles de quatro ou cinco anos aqui conosco seja o mais rico possível”, diz o vice-reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior.
O principal tema da apresentação foi o Projeto Inova, que engloba hoje os cursos de Administração, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Ele é baseado na metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), considerado um dos mais eficazes modelos de aprendizagem no ensino superior, por envolver os estudantes desde o início em projetos criados para a resolução de demandas e problemas reais.
“No currículo convencional, o aluno está acostumado a ser passivo em sala de aula e ter o seu contato através das visitas técnicas e dos estágios. No Inova, o aluno tem contato com o mercado de trabalho e os profissionais desde o início. Eles vão se deparar com situações e problemas reais, demandantes justamente desses parceiros e empresas, para que eles possam vivenciar na prática já a solução dos problemas que eles vão encontrar quando estiverem empregados no mercado de trabalho”, destaca o gerente de qualidade da Pró-Reitoria de Graduação (PG), professor Antônio Minoru.
Para a professora Ivânia Maria Souto, que é coordenadora da área de Administração, a acolhida aos alunos calouros é um momento extremamente importante, que procura deixar o aluno mais seguro para enfrentar a jornada do semestre. “Aqui, a gente aproveita para estreitar as relações com esses alunos, apresentar a ele a proposta do modelo e esclarecer as dúvidas mais comuns que eles têm em relação a como isso vai funcionar, como é a sistemática de nota, avaliação, a dinâmica dos projetos, etc. Para a gente, é sempre uma expectativa muito boa olhar os novos rostos pela primeira vez, e ver como é que está a expectativa no olhar, o que eles estão esperando do momento. A gente fica extremamente feliz e ao mesmo tempo com um pouco de ansiedade pra saber o que vem de lá”, diz ela.
A expectativa dos alunos
Os alunos chegaram para a abertura com um grande misto de expectativas e curiosidades. Giannini da Cruz Bezerra, que está no primeiro período de Psicologia, diz que já ouvia falar da Unit por causa de amigos que já estudam nela e de algumas visitas que já fez ao Campus Farolândia. “Todos os meus amigos sempre falaram muito bem daqui. Eu espero conseguir trabalhar, porque eu já tranquei umas quatro [vezes, em relação a cursos anteriores]. Eu espero que essa [vez] eu realmente goste. E todo mundo fala muito bem daqui com relação à estrutura”, diz ela, acreditando também que a metodologia do Projeto Inova, vai te ajudar a colocá-la no mercado de trabalho. “Estou com expectativas bem altas”, confessa.
Já o aluno Gabriel Francisco Góes, do primeiro período de Administração, foi incentivado a entrar na Unit pela mãe, egressa de Arquitetura e Urbanismo, e pelo irmão, que faz o curso de Ciências da Computação. “Eu espero que o curso de ADM, com essa parte da Inova, seja uma experiência bem boa, fora do normal do que a gente já vem esperando. Mesmo que eu já espere que esse patamar suba da escola para a universidade já seja novo, mas com esse curso da Inova, espero que seja uma experiência e tanto”, espera.
Os alunos recém-chegados serão acompanhados por alunos que passaram pelos primeiros períodos do Projeto Inova e entraram para o projeto Mentoria, no qual alunos veteranos acompanham e orientam os calouros no dia-a-dia do campus. Uma das mentoras é a aluna Marina Araújo Muniz Cavalcanti, do quarto período de Direito, que se diz contente e animada em dividir a experiência que viveu na Unit e no Inova. “No meu primeiro período, eu fiquei um pouco assustada com o novo, mas os meus mentores me ajudaram muito. Embora fossem veteranos, eles foram muito preparados pela coordenação do mentoria e pelas professoras orientadoras. E isso me ajudou muito nesse processo de adaptação. Eu quis mesmo ser mentora pra justamente poder passar a minha experiência, falar o que deu certo comigo, o que não deu certo, e poder ajudar, porque eu recebi essa ajuda”, afirma.
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