ESTUDE NA UNIT
MENU

Enem está chegando

Mas isso não pode se tornar sinônimo de desespero ou pânico. Confira algumas dicas para se sair bem no Enem e entenda as vantagens do exame.

às 20h26
O Exame Nacional do Ensino Médio, criado pelo Ministério da Educação e Cultura para testar o nível de aprendizado dos alunos que concluíram o ensino médio no Brasil, é o assunto mais comentado nas escolas nos últimos dias. Este ano, as provas acontecem nos próximos dias 5 e 6. Pensando em tranquilizar essa turma dedicada, a Universidade Tiradentes buscou algumas dicas primordiais para serem colocadas em prática e ajudar a alcançar o sucesso.
Assessora da Diretoria de Graduação da Unit, professora Janilce Domingues dá dicas importantes para o Enem
Assessora da Diretoria de Graduação da Unit, professora Janilce Domingues dá dicas importantes para o Enem
Compartilhe:

Na véspera do Enem, o estudante não pode pensar em nada mais relacionado à prova. A assessora da Diretoria de Graduação da Unit, professora Janilce Domingues, explica que é hora de relaxar, espairecer para ganhar foco extra nos dias do exame. “O aluno tem que fazer saídas breves, com os amigos e família, assistir filmes ou seriados, tudo para tirar a prova da cabeça. Isso ajuda no emocional, porque se ficar pensando no assunto vai deixar a cabeça sobrecarregada. Uma noite bem dormida, sem compromisso marcado e despertador, dá uma bela oxigenada no cérebro e acaba tranquilizando a pessoa”, conta.

A dica para os dias de prova é ter atenção com o horário de verão e tentar manter a calma. Outro ponto ideal é que o aluno conheça o local da prova com antecedência para não arriscar se perder e chegar com atraso. “O Enem começa às 13h no horário de Brasília, então às 12h começa a prova aqui em Aracaju. Chegar cedo, levar lanches leves, tomar bastante líquido e, se sentir que o nervosismo está batendo, o ideal é fazer exercício de respiração para relaxar desde o começo da prova. Também lembro sempre para eles não perderem tempo com as questões que têm mais dificuldade. Primeiro fazem as que sabem e, no final, as que já não sabem tanto”, orienta Janilce.

O Enem avalia conhecimentos obtidos até o término do ensino médio e é usado como parte do processo seletivo de mais de mil instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas, como é o caso da Unit. Janilce explica que há vagas disponíveis para o aluno dar entrada na IES usando sua nota do Enem: “Tendo um bom aproveitamento no Enem, o aluno pode ter acesso à universidade sem prestar o vestibular da Unit. Sai o edital dizendo quais são as vagas e cursos destinados, o aluno escolhe o que tem interesse e pode ingressar na Unit pela nota do Enem; a depender da nota de corte estabelecida pela universidade”, finaliza.

Compartilhe: