Participar das atividades oferecidas pela universidade oferece ao aluno uma gama de oportunidades no ambiente da instituição, através dos recursos aplicados na aprendizagem e na orientação dos professores. O vínculo entre o estudante e o ambiente universitário é necessário para quem deseja integrar a mobilidade acadêmica.
No entanto, nem todos os estudantes conhecem os critérios de avaliação que a mobilidade acadêmica exige para os candidatos, e quais vantagens são atribuídas a quem participa das atividades oferecidas no ambiente acadêmico. Na Universidade Tiradentes (Unit), o aluno tem acesso a diversas atividades que vão além do ensino, envolvendo a produção científica e a internacionalização educacional, por exemplo.
É nesse contexto que a mobilidade acadêmica está inserida. Por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI), gerido pela coordenação de Relações Internacionais (CRI), é oferecido para discentes regularmente matriculados nos cursos de Graduação presencial das Instituições de Ensino Superior (IES) experiências acadêmicas e de integração, para aquisição de novos conhecimentos, competências e habilidades pertinentes a cada área de formação.
De acordo com a Assessora de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, Stephanie Donald, o aluno precisa estar inserido nas atividades acadêmicas para estreitar o vínculo com a Universidade. “A nossa recomendação é que o estudante esteja sempre buscando estar envolvido com tais ações durante a sua trajetória acadêmica, sempre em contato com professores e demais autoridades acadêmicas que possam orientá-lo e direcioná-lo a evoluir nesse âmbito”, explica.
Critérios de avaliação
Ainda de acordo com a assessora, a participação ativa só traz benefícios para o aluno. “Estar em iniciativas durante a graduação possibilita não apenas os frutos imediatos de um edital de seleção, mas também resultados que podem ser benéficos na vida profissional, seja pela obtenção de novas experiências/vivências, ou seja pela construção de um bom networking”, destaca Stephanie Donald.
É considerado o engajamento acadêmico como todo o conjunto de ações e atividades que o estudante desempenha ativamente durante a sua graduação.
Confira alguns dos critérios utilizados na avaliação para os editais de seleção:
- Participação em projetos de Iniciação Científica; Monitoria e/ou Mentoria de disciplinas; Programa Buddy. Ou, até mesmo, participação em Ligas acadêmicas; Atlética e/ou Empresa Júnior;
- Realização de Estágios;
- Participação em Cursos e/ou Minicursos;
- Trabalho completo publicado em anais de reuniões científicas;
- Elaboração e publicação de Artigos e/ou de capítulo de livro em periódico científico;
- Participação como Membro de comissão organizadora de eventos científicos;
- Apresentação de Banner; Pôster; Comunicação Oral em eventos científicos.
Mobilidade Acadêmica
A mobilidade acadêmica tem um lugar garantido na formação dos alunos da Unit e de instituições educacionais estrangeiras conveniadas, possibilitando o aprendizado acadêmico, de idiomas, culturas e realidades diversas sem perder o vínculo com a instituição de origem.
Para participar, o aluno precisa fazer uma seleção, de acordo com os requisitos previstos nos editais, abertos semestralmente. Confira o edital.
Leia mais em: Por que participar de uma mobilidade acadêmica?