ESTUDE NA UNIT
MENU

Entenda a importância do biomédico durante e após a pandemia

Em meio à pandemia, o curso de Biomedicina se mostrou importante no estudo e diagnóstico viral. São muitas as funções que o biomédico desenvolve, conheça algumas

às 18h57
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Com a chegada do SARS-CoV-2, foi iniciado um trabalho de monitoramento genético para identificar se o vírus apresentava mutações. Quem integrou a equipe que mapeou os primeiros genomas do novo coronavírus no país foi a biomédica e doutora Jaqueline Goes, que já havia atuado no trabalho de combate a outros vírus, evidenciando ainda mais a importância deste profissional para a saúde.

Mas se engana quem pensa que o biomédico atua apenas nessa área. O profissional de Biomedicina é essencial para os serviços de saúde, pois está presente dentro de diversos tipos de laboratórios, em equipes cirúrgicas como perfusionista, na gestão em serviços de saúde, na imagenologia e no controle de qualidade. São muitas as áreas de atuação, entretanto, na pandemia eles se mostraram fundamentais.

“Foi de extrema importância o papel do profissional de Biomedicina durante a pandemia. Dentro do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) em Sergipe foram contratados diversos biomédicos, fora e dentro dos hospitais e também nos laboratórios de análises clínicas. Com o avanço da área da biologia molecular para o diagnóstico dos vírus, no caso do SARS-COV-2 nós tivemos essa grande visibilidade. A pandemia foi um verdadeiro divisor de águas para a área”, pontua a coordenadora operacional do curso de Biomedicina da Universidade Tiradentes (Unit), Patrícia Almeida.

Diferente dos médicos, os biomédicos não tratam o paciente, sua função é usar o conhecimento para garantir que todas as informações fisiológicas, oriundas de técnicas laboratoriais, das mais simples às mais complexas, sob a responsabilidade técnica, contribuam para que vidas sejam salvas. A formação permite que o profissional atue nas linhas de pesquisa em busca de vacinas e tratamentos eficazes. 

Mesmo após a pandemia, a Biomedicina será fundamental, pois a saúde agora deve ser encarada como área estratégica de defesa de um país além da manutenção do bem-estar do brasileiro. 

Graduação em Biomedicina

Durante o curso de Biomedicina da Unit, o estudante entra em contato com diversas disciplinas da área de Ciências Biológicas e Saúde, para aprender sobre o funcionamento do corpo humano, suas alterações e os micro-organismos que o afetam. Ao longo da graduação, a grade curricular envolve:

  • Biologia Molecular;
  • Bromatologia;
  • Imaginologia;
  • Farmacologia;
  • Parasitologia, entre outros.

O curso de Biomedicina da Unit também possui convênios com importantes instituições, como laboratórios, hospitais e clínicas; e oferece aos estudantes a possibilidade de realizar o Estágio II em outros estados, caso assim desejem.

“O currículo da Universidade Tiradentes é extremamente diversificado. Nós temos toda a parte de análises clínicas dentro da nossa estrutura curricular e fornecemos ao aluno a oportunidade de dois estágios, o primeiro estágio é dentro do laboratório escola, ressaltando que a Unit é a única do estado de Sergipe que possui esse laboratório, conhecido como Unit LAB e o estágio dois, onde o aluno pode escolher dentro das 34 habilitações realizar o seu segundo estágio, podendo sair com duas habilitações diferentes”, destaca.

Áreas de atuação do biomédico

A Biomedicina é uma das armas mais poderosas na luta contra vários tipos de doenças, por isso ela tem se destacado tanto ultimamente. Sem contar que está entre as carreiras que continuam em alta, mesmo em tempos de crise, confira algumas delas:

Sanitarista- O profissional habilitado está apto para atuar nas mesmas áreas da saúde pública, com ênfase nos departamentos de vigilância sanitária, epidemiológica e zoonoses.
É a habilitação que melhor capacita o profissional a desenvolver, implementar e Gerenciar Planos de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).

Biomedicina Estética-  A Biomedicina Estética é uma área na qual são utilizados métodos e técnicas invasivas não-cirúrgicas, desenvolve e aplica os tratamentos para as disfunções estéticas corporais, faciais e envelhecimento fisiológico relacionados à derme e seus anexos, tecido adiposo e metabolismo. A Biomedicina Estética cuida da saúde, bem-estar e beleza do paciente, levando os melhores recursos da saúde relacionados ao seu amplo conhecimento para o tratamento e recuperação dos tecidos e do organismo como um todo.

Auditoria-  O profissional está apto a atuar no controle da execução, para verificar sua conformidade com os padrões estabelecidos ou detectar situações que exijam maior aprofundamento; avaliação da estrutura dos processos aplicados e dos resultados alcançados, para aferir sua adequação aos critérios e parâmetros exigidos de eficiência, eficácia e efetividade. 

Perfusão-  O apoio às cirurgias cardíacas também pode ser realizado por biomédicos especialistas em Circulação Extracorpórea (CEC), quando o coração precisa parar de bater e o sangue do paciente é desviado para um aparelho que substitui este órgão durante a cirurgia. Assim, o Perfusionista (como é chamado o profissional da CEC), realiza o procedimento e monitora seus parâmetros, tais como a oxigenação, temperatura, pressão arterial, volemia e a coagulação sanguínea. 

Leia também: Unit e Universidade do México realizam live para tirar dúvidas dos alunos 

Compartilhe: