ESTUDE NA UNIT
MENU

Equipe Unit/Rondon intensifica atividades


às 18h34
Compartilhe:
Atividades constantes

Atividades constantes

Atividades práticas estimulam comunidade assistida pela equipe do Projeto Rondon em município maranhense

 

Os alunos da Unit que integram a expedição do Projeto Rondon no município maranhense de Peritoró prosseguem com as atividades extensionistas elaboradas com o objetivo atender aos anseios da comunidade ali residente.

A participação efetiva dos moradores estimula cotidianamente os alunos que nessa quarta e quinta-feira realizaram importantes atividades. Merece destaque, entre elas, a
capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS); a oficina sobre Relações Interpessoais no Setor Público e a Oficina de Humanização no Trânsito.

Na opinião da coordenadora da equipe Unit/Projeto Rondon, professora doutora Cláudia Moura de Melo, os rondonistas da Equipe Unit dedicaram dois dias intensos de trabalho às Capacitações dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com oficinas sobre “Atuação dos ACS em Peritoró (Real/Ideal)”, “Saúde do Homem”, “Acidentes com Animais Peçonhentos”, “Doenças de Veiculação Hídrica”, “Hanseníase”, “Calazar”, “Pré-natal e Aleitamento”. “No Início dos trabalhos, é sempre realizada uma dinâmica de grupo com alongamento”, lembra a professora Cláudia, acrescentando a realização das oficinas de incentivo ao aleitamento materno, prevenção do câncer de próstata e uso de preservativos para evitar DSTs.

Participação efetiva da comunidade

Participação efetiva da comunidade

A oficina sobre Relações interpessoais no Setor Público, por sua vez, teve como público-alvo funcionários públicos de diversas secretarias municipais, especialmente aqueles envolvidos com o atendimento ao público e à comunidade. “No nosso segundo dia de atividades intensas, os Rondonistas da Equipe Unit foram apelidados de “Seleção brasileira” pela população de Peritoró”, enfatiza a coordenadora Cláudia.

Por fim, a oficina de Humanização no trânsito foi destinada às crianças, enfocando questões relacionadas à orientação geral de comportamentos/atitudes corretas no trânsito: travessia segura de ruas, uso seguro de transporte escolar (cinto de segurança), uso seguro de bicicletas e motos. Participaram da atividade, 35 crianças que desenvolveram um “apitaço” no bairro, seguido de participação em atividades lúdicas com perguntas e respostas, teatro e jogos com dados.

Para mais notícias sobre a participação da equipe de rondonistas Unit em Peritoró, acesse: https://globotv.globo.com/tv-mirante/jmtv-1a-edicao/v/indice-de-desenvolvimento-humano-e-discutido-em-peritoro/3098014/

Compartilhe: