O espanhol Quim Tejero Navarro, é um dos estudantes estrangeiros que cursam o semestre 2022.2 na Universidade Tiradentes (Unit). Vindo da Universitat Ramon Llull – Blanquerna, na Espanha, ele optou pelo curso de Psicologia, em Aracaju (SE), para vivenciar experiências enriquecedoras que a Mobilidade Acadêmica pode proporcionar.
“Em Barcelona temos a opção de, no quarto curso -que aqui é o equivalente ao sétimo período-, fazer intercâmbio. Podemos escolher entre os países da Europa e quatro sul americanos, que são o Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Escolhi a Argentina como primeira opção, por causa do idioma, seria mais fácil. E o Brasil como segunda opção pela qualificação. Eu não conhecia Aracaju, fiz uma pesquisa e gostei. A praia me conquistou, e aqui estou”, conta o aluno Quim.
Para ele, a experiência tem sido única e enriquecedora. “A Universidade é muito grande. Em Barcelona a minha universidade é comparada a um bloco desse aqui. Pra mim, é tudo novo, tudo me impacta. O minishopping, o ambiente verde, os macacos dentro da Universidade e as aulas são sempre interessantes. Pouco a pouco estou me adaptando, os colegas têm me ajudado a compreender a língua, e isso facilita o aprendizado”, diz.
Para o coordenador operacional do curso de Psicologia da Unit, professor Saulo Almeida, a mobilidade acadêmica é uma oportunidade que beneficia estudantes de ambas as instituições. “Eu acredito que é uma oportunidade muito interessante para quem quer conhecer o Brasil, quer se aprofundar mais dentro da Psicologia para ter uma perspectiva de mundo diferente. Então, pra quem vem de fora acaba ampliando os horizontes e incentiva os alunos daqui da Unit, que estão no Brasil, a estarem em outros países fazendo esse mesmo movimento”, pontua.
De acordo com a assessora de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, Stephanie Donald, todas as nossas parcerias com a Unit são firmadas por meio de convênio com Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras que viabilizam a realização de mobilidades acadêmicas internacionais, com a isenção de taxas ou mensalidades.
“A vinda de novos alunos internacionais proporciona também a chegada de diferentes culturas, diferentes visões e estilos de vida. Com isso, os alunos da casa são colocados frente ao novo e ao diferente e levados a ter que lidar com isso. Esse movimento acaba, portanto, direcionando os nossos alunos a sair daquele lugar comum e ampliar os seus horizontes. É exatamente isso que buscamos na nossa Coordenação”, aponta.
ProMai
O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI)da Unit é oferecido para discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial, proporcionando experiências acadêmicas e de integração, para aquisição de novos conhecimentos, competências e habilidades pertinentes a cada área de formação.
Para participar do ProMai, o aluno precisa fazer uma seleção, de acordo com os requisitos previstos nos editais, abertos semestralmente.
Leia mais: Engajamento acadêmico é critério de seleção para Mobilidade Acadêmica