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Esportes de areia mobilizam estudantes de Educação Física


às 19h09
Atividades esportivas e integração entre os estudantes
Atividades esportivas e integração entre os estudantes
Times formados disputaram em vários momentos
A torcida acompanhou de perto todos os jogos
Atleta e concludente do curso, Adevandro abraçou o projeto
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No transcurso da última semana, a coordenação do curso de Educação Física da Unit desenvolveu uma série de encontros com acadêmicos e professores, além de profissionais da área convidados. Trata-se do projeto de Práticas Pedagógicas Corporais que é promovido como ponto culminante de cada semestre letivo e em cada um deles dando ênfase a uma área de conhecimento na qual deve intervir o profissional de Educação Física.

Oficinas e palestras realizadas no Campus Farolândia tiveram o propósito de despertar nos futuros profissionais da área maior interesse por esporte de areia. No sábado, 25, todos os participantes do projeto se deslocaram para a orla da Aruanda, onde colocaram em prática durante todo o dia todas as modalidades esportivas com disputas e torcidas organizadas.

Satisfeita com os resultados alcançados a partir da mobilização acadêmica, a coordenadora do curso, professora Lisane Menezes, lembra que durante as oficinas os alunos adquirem conhecimentos sobre a história e o regulamento das modalidades. Na ocasião das palestras, que desta feita deram ênfase à aplicabilidade dos currículos, os participantes compreenderam como os conhecimentos adquiridos podem ser aplicados no currículo escolar e fora dele. A questão do gênero relacionado à questão esportiva integrou a pauta da programação posta em prática pelos acadêmicos de Educação Física em razão de ser considerado pertinente e atual.

As oficinas práticas desenvolvidas durante todo o dia do sábado, 25, provocaram grande expectativa nos alunos. Cerca de 500 deles se inscreveram para as competições que ocorrem em clima amistoso e com torcidas organizadas.

“O momento é ímpar e o sentimento é de cooperação entre os professores e os alunos através dos esportes de areia”, diz a professora Lisane, que acompanhou integralmente toda a programação e observou o envolvimento da comunidade acadêmica. “Precisamos trazer esses meninos para fora do espaço de sala de aula, porque favorece a integração dos alunos”, pondera a docente.

A concludente no bacharelado em Educação Física Thainá Alexandre Farias já teve oportunidade de participar de outras edições do projeto de Práticas Pedagógicas Corporais. Ela considera que a iniciativa representa um diferencial no curso porque coloca o aluno de frente com a realidade prática do curso. “Outro ponto a se considerar é a interação que uma iniciativa como essa permite a todos nós, além do conhecimento, um animado dia de lazer”, opina.

Para o professor Marcelo de Aquino Resende, um dos coordenadores do projeto do evento, a integração proporciona aos participantes uma excelente oportunidade de autoconhecimento.

“Algumas das modalidades da Educação Física que mais crescem são os esportes de aventura. Por isso, estamos pleiteando aqui esse tipo de modalidade que representa uma grande experiência para eles, enquanto atividade e uma possibilidade de mercado de trabalho que se abre, além de ser um momento de confraternização”, confessa o professor Marcelo.

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