V E S T I B U L A R UNIT
MENU

“Estratégias Pedagógicas para o Aprendizado Ativo e Significativo” é tema de oficina

O workshop do Fórum Educacional do Grupo Tiradentes abordou a temática de inovação, criatividade e metodologias ativas na educação no século XXI

às 15h42
Compartilhe:

Com a proposta de promover uma ação reflexiva da prática dos profissionais da educação através de debates e diálogos que culminam na troca de vivências, experiências e conhecimento teórico entre os seus pares, o Grupo Tiradentes realizou mais uma atividade para os participantes do Fórum Educacional 2019. Na manhã desta sexta-feira, 10, corpo docente, coordenadores de cursos, assessores pedagógicos e dirigentes das unidades do Grupo marcaram presença na oficina de “Estratégias Pedagógicas para o Aprendizado Ativo e Significativo”.

“As metodologias, aprendizagens e diferentes estratégias são articuladas durante o processo de condução da atividade de forma imersiva, ou seja, o professor irá aplicar e vivenciar esses recursos para agregar o que é relevante ao conteúdo da disciplina a ser ministrada. Assim, criam as condições necessárias para que os alunos desenvolvam habilidades e competências pessoais, técnicas e profissionais”, afirma a professora Thuinie Daros, palestrante do Fórum e especialista nesta formação.

Temáticas como a revelação do profissional que atenda as demandas da contemporaneidade, desafios maker, recursos tecnológicos, desenvolvimento do pensamento crítico, trabalho em equipe, exercício de liderança e o protagonismo, tanto do docente quanto do estudante, fizeram parte da programação.

“Conhecer essas metodologias ativas ampliaram ainda mais a minha visão para a gama de possibilidades pedagógicas que podem ser aplicadas no planejamento. O Fórum tem promovido experiências inovadoras que ampliam novos horizontes para o modelo educacional da instituição”, comenta Anacassia Fonseca, professora na área de saúde da Unit Alagoas.

Com foco no tema Redesenhando a Educação no Século XXI, a proposta do Fórum Educacional do Grupo Tiradentes foi de trabalhar as iniciativas de reconstrução, reforço e implementação da identidade organizacional e do modelo educacional Tiradentes centrado no estudante.

“Para a nossa comunidade acadêmica, esse é o momento de divulgação e fortalecimento das premissas do Grupo, bem como suas crenças e valores, provocando um movimento para repensar a educação em tempos de mudanças profundas na sociedade e no mercado de trabalho. Além disso, promover na prática a formação e qualificação dos docentes para a construção de novos paradigmas estratégicos e educacionais”, avalia a professora Paloma Modesto, diretora de planejamento e qualidade acadêmica da Superintendência Acadêmica da Unit.

Compartilhe: