ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudante do México faz mobilidade acadêmica na Unit

Direto do México, Edgar Guillermo Leon Ramirez cursou Design Gráfico durante um semestre na Unit, em Aracaju (SE).

às 12h29
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

O mexicano Edgar Guillermo Leon Ramirez é um dos estudantes estrangeiros que cursaram o semestre 2022.1 na Universidade Tiradentes. Vindo da Universidad de Guadalajara, por meio da mobilidade acadêmica, ele optou pelo curso de Design Gráfico da Unit, em Aracaju (SE), e foi mais do que imaginava.

“Fazer um intercâmbio cultural e acadêmico superou minhas expectativas, conheci uma cultura muito bonita, a universidade era muito agradável e acolhedora. Da universidade gostei muito do campus, é muito bom, moderno e acolhedor, as salas de aula são muito bem equipadas”, diz o estudante.

Um dos grandes benefícios de participar de uma mobilidade acadêmica na universidade é aprender os costumes de outros países. Para ele, mesmo as diferenças na metodologia de ensino entre os países foram proveitosas. “A forma de ministrar as aulas, o material didático, o fato de sempre trabalharem em equipe em sala de aula, e a forma de qualificação e atribuição de notas são diferentes. Por isso achei uma boa opção”, conta.

Para vivenciar a cultura do país da melhor forma, é essencial que o estudante tenha conhecimento em hábitos do dia a dia que influenciarão na sua relação com os colegas. Mas, é na convivência, principalmente, que ele conhecerá sobre o país e seus moradores. A vivência com o português se tornou um dos pontos altos da experiência de Edgar. “O mais legal foi conhecer a cultura em geral, as pessoas, a comida, e aprender coisas relacionadas ao design em um idioma diferente do meu”, conclui.

Internacionalização

A Universidade Tiradentes possibilita aos seus alunos participar de programas de mobilidade acadêmica internacional. Através de parcerias com instituições de ensino superior em diversos países, é possível ao universitário estudar durante alguns semestres fora do Brasil e, ainda, aproveitar as disciplinas no currículo acadêmico e profissional.

“A internacionalização é um dos diferenciais da Unit, em vários outros países que os alunos fazem mobilidade acadêmica, como também recebendo estudantes de outras instituições Ou seja, a universidade é extramuros, não funciona só dentro do seu espaço físico”, enfatiza a pró-reitoria de graduação da Unit, Arleide Barreto.

 

Leia também:

Novas possibilidades de mobilidade acadêmica serão abertas em Boston, Estados Unidos

 

Compartilhe: