ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes da Unit apresentam projetos desenvolvidos em órgãos da Prefeitura de Aracaju

Por meio de uma iniciativa pioneira desenvolvida pela Prefeitura de Aracaju, acadêmicos da área de Engenharia de Produção realizam projetos de mapeamento e modelamento de processos

às 15h15
Compartilhe:

Com o objetivo de aliar a teoria e prática universitária em um projeto pioneiro, a Prefeitura Municipal de Aracaju, desenvolve uma iniciativa para mapear e remodelar processos em diversos órgãos municipais. A Emsurb, Emurb, Secretaria Municipal da Fazenda e Secretaria Municipal da Saúde foram os primeiros a receberem a visita dos estudantes de Engenharia de Produção da Universidade Tiradentes para a realização do projeto. 

A apresentação dos resultados obtidos na primeira etapa foi realizada na última sexta-feira, 13, na sala de reuniões da Seplog. “É com imenso prazer que recebemos todos aqui para mostrar o que foi agregado de conhecimento nesses seis meses de trabalho. Realizei uma pesquisa com todos os secretários de planejamento das maiores capitais do país e nenhuma cidade começou a utilizar a Engenharia de Produção na área pública. Aracaju, em parceria com a Unit, tem sido pioneira já trazendo resultados. Esta foi uma parceria muito importante, é formidável o quanto nós estamos avançando”, declara o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, idealizador da iniciativa.  

“Nós percebemos que tinham processos que, desde a sua implantação, continuavam sendo geridos da mesma forma, sem avanços na tecnologia e no fluxo processual. Após o diagnóstico e com este trabalho, vamos agregar em ganho produtivo e também em resolutividade, fazendo com que o cidadão, usuário do serviço da prefeitura, aumente a satisfação. O nosso grande objetivo é a melhoria do serviço público”, acrescenta Augusto. 

O pró-reitor Administrativo-financeiro da Unit, professor Josenito Oliveira também participou do encontro e enalteceu o papel da universidade. “A Unit se preocupa com a formação profissional, mas vai muito mais além, pensando na formação do cidadão. Primamos pelo ensino dos nossos alunos. Esta reunião é um momento de valorização por este trabalho”, salienta.   

“Este trabalho nos mostra que estamos no caminho certo. Este reconhecimento mostra que, o que estamos ensinando em sala de aula, os acadêmicos colocam em prática aqui. Se há a satisfação, isso significa que é um projeto vitorioso e nos estimula a continuar cada vez mais”, enfatiza. 

“A nossa realização é vê-los dando esse passo gigantesco para o mercado de trabalho, interferindo de modo a melhorar a sociedade. Em si, ser Engenheiro de Produção é ter esta percepção que o serviço tem que ser em prol das pessoas, tem que ser melhorias para o cidadão”, garante o coordenador do curso de Engenharia de Produção da Unit, professor José Ricardo Oliveira. 

Entre os acadêmicos de Engenharia de Produção participantes do projeto estão Aglícia Santos, Juliane Trindade, Lorena Argôlo, Layra Barbosa, Nathalia Nascimento, Anderson Nunes, Lara Moraes, André Marinho, Oliver Mathoeus e Beatriz Gonzaga.

“Foi uma grande experiência de estágio em uma área que gosto bastante que é a de processos. Foi muito gratificante. A gente tem uma visão na universidade, desde o primeiro dia de aula em todas as disciplinas, sobre racionalização de trabalho, sobre melhorias dos processos, otimização. Quando vamos realmente a campo, temos esta noção e como implementar essas possibilidades”, afirma Nathalia Nascimento. 

Também participaram do encontro os coordenadores da ação dos estagiários nas respectivas secretarias, Josemara Cruz, Gestora de Processos na Coordenadoria Geral de Planejamento da Seplog (Seplog, Emurb, Emsurb); Camille Santos, engenheira de produção no Núcleo de Gestão Estratégica da Saúde, e Márcio Sobral Porto, assessor extraordinário na Secretaria Municipal da Fazenda.

Com informações da PMA

Compartilhe: