ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes da Unit participam do Festival do Caranguejo

Os alunos de Gastronomia e Nutrição auxiliaram nos estandes dos restaurantes do Festival, além da cozinha show montada pela Unit.

às 14h41
Compartilhe:

No último final de semana, de 1º a 4 de setembro, estudantes dos cursos de Gastronomia e Nutrição da Universidade Tiradentes (Unit) participaram do Festival do Caranguejo. O evento foi realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SE), na praça de eventos da Orla da Atalaia.

“Esse é um evento super importante para o curso de Gastronomia e Nutrição da Unit. Apresentamos a proposta de colocar um aluno de gastronomia em cada estande do festival, uma vez que o curso não tem estágio curricular obrigatório, é essencial que o estudante vivencie um momento de comercialização e de feitio dos produtos”, afirma o coordenador operacional dos cursos de Gastronomia e Nutrição da Unit, professor Dr. Hugo Xavier.

Além dos alunos auxiliarem nos estandes dos restaurantes, a Unit montou uma cozinha show onde eles ministraram oficinas de receitas. “Esses mesmos estudantes produziram refeições à base de caranguejo, como cupcake, muffin com ervas e caranguejo. Isso é extremamente importante para que eles coloquem em prática o que vêem nas aulas no Centro Gastronômico para o público em geral”, acrescenta.

“Essa interação com o público é muito importante, uma vez que o mercado gastronômico cresce cada vez mais e o Festival é uma oportunidade para eles terem contato com o mercado de trabalho, além do que eles têm na graduação”, ressaltou Xavier.

A estudante do 4º período de Gastronomia, Maria Eduarda, foi uma das voluntárias da ação. “Adorei a experiência de ministrar esse minicurso, ter a oportunidade de fazer contato com as pessoas, que a gente vai ter no dia a dia em possíveis restaurantes em que for trabalhar. Adorei ter essa convivência, ensinando uma receita deliciosa. Espero que as pessoas que participaram também tenham gostado”, disse.

Para o aluno do 3º período de Gastronomia, Pedro Felipe, valeu a pena participar das oficinas. “Foram quatro dias fazendo receitas diferentes com caranguejo, entre elas um muffin com recheio de catado de caranguejo e creme de coentro. A experiência no festival foi imensa. Adquiri muito conhecimento, em vários estandes diferentes dos restaurantes que auxiliamos, produzindo e recebendo o feedback do pessoal que visitou o estande da Unit também”, contou. 

 

Leia também: Gastronomia EAD: unindo o melhor dos dois ensinos

 

Compartilhe: