Para dar um suporte maior na adaptação dos alunos nas práticas das atividades na Clínica de Psicologia da Universidade Tiradentes, cerca de 60 acadêmicos dos 9º e 10º períodos do curso de Psicologia da Universidade Tiradentes participam até sexta-feira, 14 de março, do curso Introdutório ao Estágio Clínico. Na oportunidade, os estudantes serão apresentados às normas de estágio e da clínica; ao Sistema Integrado de Clínicas de Saúde (SICS) com apoio do Departamento de Tecnologia e Informática, além de palestras com representantes do Conselho Regional de Psicologia (CRP) e demais profissionais da área.
“Queremos incorporar nos alunos o sentido do estágio na academia. Durante quatro anos, eles focam na teoria e agora eles têm o momento de colocar tudo isso em prática. Então lidamos com esta ansiedade do aluno. O curso é para recepcioná-los e trazer maior clareza sobre o que eles farão durante o ano no estágio”, explica a coordenadora de Estágio da clínica, professora Lidiane dos Anjos.
O estágio em Psicologia é dividido em duas etapas. A primeira é chamada estágio básico, quando os alunos seguem para outras áreas. A segunda é o estágio específico, realizado na Clínica de Psicologia. Com o curso introdutório, os estudantes aprofundarão as ações que desenvolverão durante o ano. “Neste primeiro momento, trazemos quais são os direitos, deveres e como deve ser o comportamento na clínica pelos alunos. Depois os alunos terão contato com profissionais que compartilharão experiências profissionais. É uma expectativa muito grande o encontro com o paciente, de recepcionar o outro”, completa a docente.
João Paulo Corumba e Lycia Procópio são alunos do 9º período de Psicologia e aprovam a iniciativa do projeto. “Chegamos à clínica muito ansiosos. E com o curso sentimos que estamos todos juntos e começamos a ver o trabalho de forma mais tranquila”, observa João Paulo. “Nós temos um preparo teórico. E agora repassaremos essa parte teórica com oportunidade de atuar na prática. Mas, acima de tudo, o que estamos recebendo aqui é a ética profissional. O preparo moral do aluno para a atuação do psicólogo”, completa Lycia.
O curso introdutório foi implementado em junho de 2013 em caráter experimental. A resposta positiva dos alunos e profissionais que trabalham na clínica foi fundamental para a continuidade do projeto este ano. “O curso surgiu por conta da demanda dos alunos que chegavam a clínica sem essas informações. E nossa equipe percebeu que seria muito produtivo se tivesse a preparação nesta fase final. É algo que agrega à formação desses alunos. O contato com profissionais motiva os estudantes a trabalhar de maneira ainda mais rica e compromissada”, considera a diretora da Clínica, Jacqueline Maria Alves de Santana Caldeia.
Fotos: Marcelo Freitas