V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Estudantes de TI criam aplicativo para divulgar curso

Aplicativo criado durante a Feira do Vestibular 2013 disponibiliza informações sobre os cursos de Informática Unit. Intenção é ampliar o aplicativo para outros cursos da graduação

às 14h06
Compartilhe:
Aplicativo criado durante Feivest divulga informações dos cursos de informática da instituição

Aplicativo criado durante Feivest divulga informações dos cursos de informática da Unit

A ideia de criar um aplicativo onde estudantes pudessem conhecer um pouco mais os cursos de informática da Universidade Tiradentes surgiu durante a edição de 2013 da Feira do Vestibular – Feivest. Breno Moura e Danielly Botelho cursam, respectivamente, o 6º período de Sistemas de Informação e o 7º período de Ciência da Computação, e enxergaram na grande movimentação de pessoas durante o evento, uma ótima oportunidade de mostrar, na prática, algumas das atividades desenvolvidas por um profissional de TI.

Sob os olhares atentos dos visitantes, Breno e Danielly montaram um aplicativo mobile. “A ideia é mostrar os conteúdos do site. Mostramos de outra forma como podemos gerir as informações dos cursos de informática da instituição. Criamos um serviço web, que consumirá as informações e as usamos para desenvolver o aplicativo, como por exemplo, a questão do designer, da exibição dos dados e a interação com os usuários”, explica Breno Moura.

Dentre outras informações, o aplicativo disponibiliza para quem acessa a grade curricular, quais são os docentes e apresentação do curso. Segundo Breno, o programa mostra não apenas a funcionalidade e o diferencial de um sistema nos dias atuais, mas o reconhecimento do profissional de TI. “Com o aplicativo também mostramos onde estamos inseridos. Diante de tantos outros programas e aplicativos, às vezes, as pessoas não percebem que quem faz isso é o pessoal de computação”, afirma o estudante.

Agora para os acadêmicos, que já estão inseridos no mercado de trabalho com as funções de desenvolvedor e programador de empresas de informática, o próximo passo é ampliar o serviço para os outros cursos de graduação da Unit. “Atualmente quem não tem um celular com acesso as mídias sociais e de consulta as notícias. Nossa ideia é colocar de forma abrangente para todas as graduações”, almeja o estudante.

Coord. Jenifer Toledo e Breno Moura acreditam que aplicativo é um diferencial

Coord. Jenifer Toledo e Breno Moura acreditam que aplicativo é um diferencial

O aplicativo, criado para IOS e acessível nas plataformas Android, Windows Phone e Blackberry, está em fase de ajustes para ser disponibilizado para os estudantes. A coordenadora dos cursos de Informática da instituição, Jenifer Toledo, acredita que a produção dos alunos também é consequência dos trabalhos desenvolvidos pela coordenação para melhoria do aprendizado do estudante durante o curso. “É sempre uma satisfação ter estes resultados, em saber que esta capacidade também foi adquirida aqui com nossos professores e estrutura. O aplicativo é algo totalmente atual, necessário e que terá um resultado. As empresas estão correndo atrás disso e a instituição, por exemplo, é uma empresa que pode ter esta necessidade para os outros cursos”, observa a coordenadora.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: