ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes doam cabelos para Avosos


às 16h44
Compartilhe:

Solidariedade! Esta é a palavra que mobiliza um grupo formado por estudantes e professores dos cursos técnicos em Enfermagem e Informática do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do campus Estância da Universidade Tiradentes, a participar do projeto ‘Doe Cabelo, Doe Alegria’. O projeto surgiu há pouco mais de dois meses com o objetivo de sensibilizar voluntários na doação de cabelos para confecção de perucas para as mais de 450 crianças e adolescentes da Casa Tia Ruth de Apoio à Criança com Câncer, através da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos). Apesar do pouco tempo, a ação conquista cada dia mais voluntários. E o resultado está no número das doações registradas até o momento, mais de 200 cortes de cabelos.

Sob coordenação da professora da disciplina de Ética do curso técnico em Enfermagem do Pronatec/Estância, Soraya Salim, o grupo realizou nesta terça-feira, 08 de abril a entrega dos cabelos na Casa Tia Ruth. “Sou professora de Ética na área da Saúde e trabalho muito a questão da solidariedade. Então trouxe essa questão para os meus alunos. E a Avosos entra nessa parceria com a confecção da peruca que possui um custo muito alto para um paciente que está em tratamento. Estou feliz pela adesão das pessoas ao projeto e acredito que a ação será desenvolvida de forma permanente”, afirma a docente.

Alessandra Sobral doou mais de 20 centímetros de cabelo

A iniciativa que começou na Feira de Profissões (Feitec) realizada no Campus Estância e foi ampliada para a Semana de Extensão (Semex) da Unit, ambos realizados este ano pela universidade, contribuiu para firmar parceria com a Avosos, neste caso fundamental para o encaminhamento dos cabelos para confecção de peruca que custa aproximadamente R$ 2 mil cada. Através do projeto, os pacientes serão contemplados com os cabelos postiços.

Para a Maria Ruth Wynne Cardoso, idealizadora da Casa Tia Ruth/Avosos e que atua há 27 anos no projeto, a doação é um ato de solidariedade.  “Todo o projeto que vem somar a qualidade de vida, ao oferecer qualquer tipo de ajuda às nossas crianças e às suas mães, é muito bem-vindo. É um momento de muita alegria para nós e de agradecimento a Deus. Para mim é de grande importância”, acredita Tia Ruth, como é mais conhecida.

VOLUNTÁRIOS

Simultaneamente a entrega dos cabelos pelo grupo da Unit, novos voluntários participavam da ação na Avosos. A gerente de uma loja de telefonia do município de Tobias Barreto, Alessandra Sobral, conheceu o projeto através das redes sociais. A vontade de participar da ação foi imediata. “Coloquei-me no lugar dessas pessoas que precisam, por isso resolvi doar”, ressalta.

Ana e Valclécia aprovam inciativa do projeto

A acadêmica do 7º período de Publicidade e Propaganda, Rebeca Meira, também deu sua parcela de contribuição ao projeto. “Já vi a ação em outros estados, mas não tive condições de doar e quando chegou aqui, quis participar”,  completa a universitária.

Quem também doou cabelos foram as estudantes dos cursos técnicos de Enfermagem e Informática do Pronatec/Estância, Ana Barreto e Valclécia Oliveira, respectivamente. “Já sou doadora de sangue e quando soube da campanha fiz a doação. Doei 20 centímetros de cabelo”, ressalta Ana. “Sei da necessidade que as pessoas têm e o quanto é importante ajudar o próximo”, observa Valclécia.

A ideia é continuar com a ação nos campi e polos da Universidade Tiradentes. “No próximo dia 16 de abril estaremos realizando mais uma vez o projeto em Estância e também estamos marcando a realização do projeto em Aracaju,  Aquidabã, Nossa Senhora das Dores”, reforça Salim.

PARCERIA

Tia Ruth: "É um momento de muita alegria para nós"

O projeto ‘Doe Cabelo, Doe Alegria’ segue em parceria com três salões de beleza credenciados: Funcuts, localizado na galeria Ponto Chic, Bairro Garcia; B’lilla Centro de Beleza, no Bairro Suíssa; e Duvivier Studio Hair, no Bairro Grageru. Os interessados em participar da ação social devem procurar um desses estabelecimentos. O voluntário receberá um certificado de doação.

Para mais informações envie e-mail para ascom@avosos.org.brsorayagsalimcosta@hotmail.com ou através do número 3212-4731.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: