ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes participam do Saúde na Praça no bairro 17 de Março

O evento foi voltado para a comunidade local com prestação de serviços médicos como exames e orientações farmacêuticas e nutricionais.

às 11h42
Compartilhe:

Estudantes dos cursos de enfermagem, nutrição e farmácia da Universidade Tiradentes (Unit) participaram no último dia 23, do evento Saúde na Praça, promovido pela Prefeitura de Aracaju, no bairro 17 de Março. A ação contou com exames preventivos, orientações sobre o uso de plantas medicinais e orientações alimentares.

As atividades aconteceram na Praça 1, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Roberto Paixão, administrada pela Unit, em parceria com a Prefeitura. “Os alunos participaram da verificação de pressão e testes rápidos, além de distribuição de kits odontológicos e camisinhas. Também tivemos a participação dos alunos de farmácia em relação a orientação a medicação natural, bem como os alunos de nutrição, apresentando a pirâmide nutricional”, disse a supervisora administrativa da UBS, Bruna Nascimento.

Segundo ela, ações como essas beneficiam tanto os alunos quanto a comunidade local. “Foi importante para a questão acadêmica por ser uma oportunidade de novos aprendizados e de contato direto com a população carente. E para a comunidade, porque puderam verificar como estava os seus sinais vitais. Em caso de alterações, o paciente era encaminhado para a UBS onde dava prosseguimento ao atendimento médico”, declarou.

A ação contou com diversos serviços de saúde como:

– Aferição de pressão;

– Testagem rápida para sífilis, HIV e hepatite;

– Palestra Higiene Bucal;

– Informações e atividades de nutrição com o Centro De Integração Raio de Sol (CIRAS) e estudantes do curso de Nutrição da Unit;

– Distribuição de mudas medicinais;

– Palestra com Dr Almir Santana: Novas formas de prevenção ao HIV;

– Práticas Integrativas com equipe do Movimento Popular em Saúde (MOPS), massagem, auriculoterapia e Reiki;

– Atividades de pintura e recreação para crianças com os Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Santa Maria e Maria Diná;

– Atendimento do CadÚnico para orientações sobre programas e benefícios socioassistenciais;

– Apresentação cultural do Instituto Rahamim;

– Teatro de fantoches da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema);

– Geloteca com doação de livros;

– Aulão de Funcional na praça. 

O projeto Saúde na Praça no bairro 17 de Março faz parte do Programa de Requalificação Urbana, juntamente com o Projeto 598 Famílias, financiado pela Caixa Econômica Federal (CEF).

 

Leia também: Ninota Garcia retoma atendimentos em 2022

Compartilhe: