V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Estudantes rumo ao exercício profissional buscam conhecer a área de atuação


às 19h57
O professor Álvaro fala aos novos alunos
O professor Álvaro fala aos novos alunos
O projeto Cabuto Aerodesign é apresentado aos calouros
Compartilhe:

Estimular a interação dos calouros com a realidade profissional a partir dos primeiros dias de aula é uma prática cada vez mais utilizada pelos coordenadores dos cursos da Universidade Tiradentes.

Nesse sentido, a coordenação das Engenharias promoveu na noite da segunda-feira, 2, no auditório do bloco C, um encontro entre alunos do primeiro e do segundo períodos com docentes da casa e veteranos que se notabilizam pela atuação constante na linha de pesquisa e prática.

O professor e pesquisador Álvaro da Silva Lima, um dos convidados para a aula inaugural promovida pelas Engenharias, sempre se coloca à disposição para apresentar relatos de experiências, e durante o encontro da segunda à noite não foi diferente. Ele citou exemplo de acadêmicos que começaram na iniciação científica e hoje assumem posições de grande importância, principalmente no mundo da pesquisa. O docente enfatizou ainda a necessidade de o acadêmico não ser apenas o assistente das aulas praticadas em sala e, sim, que corram atrás de outros tipos de desafios, associando-os aos conhecimentos que a academia proporciona com base no tripé ensino, pesquisa e extensão.

O professor Álvaro enfatizou a importância da vivência na universidade e do papel do engenheiro que deve ser incorporado pelo aluno assim que inicia a sua graduação.

“O aluno deve buscar tudo o que a Unit tem a proporcionar, seja através de intercâmbios, pesquisas e do conhecimento de dois ou mais idiomas”, diz a professora Elayne Emília sobre a fala do professor Álvaro. Satisfeita com a participação do docente convidado, a coordenadora das Engenharias reconhece que ele trouxe vivência da engenharia profissional enquanto pesquisador.

O projeto Cabuto Aerodesign, importante trabalho desenvolvido por acadêmicos das Engenharias, Matemática, Ciência da Computação, Administração, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Design, também foi apresentado aos novos alunos durante a aula inaugural.

A equipe do Unit Carreiras encerrou a aula inaugural com explicação aos novos alunos sobre o importante trabalho que é desenvolvido pelo setor no sentido estreitar a relação entre a academia e o mercado de trabalho. Um dos pontos altos é exatamente a oferta de estágios.

“A área das engenharias vem atraindo novos futuros profissionais através dos desafios entre eles, o de superar esse momento difícil com o aprendizado da utilização das tecnologias a nosso favor”, argumenta a professora Elayne Emília. Ela cita as novas empresas implantadas em Sergipe como amplo mercado de atuação para profissionais qualificados.

Compartilhe: