ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes se preparam para o Programa Clinical Experience Abroad

Três estudantes de Medicina da Unit farão internato na Rede de Clínicas do Cambridge Health Alliance (CHA), em Boston (Massachusetts, EUA).

às 13h42
Estudantes aprovados para as três turmas do programa.
Estudantes aprovados para as três turmas do programa.
Compartilhe:

As estudantes da Universidade Tiradentes (Unit) aprovadas na segunda turma do Programa Clinical Experience Abroad: Clerkship for Medical Students estão nos preparativos para o embarque para Boston (Massachusetts, EUA). Em setembro, são três alunas de Medicina que farão o internato na Rede de Clínicas do Cambridge Health Alliance (CHA), na cidade norte-americana.

Para uma das internas da turma, Bárbara de Almeida Sena da Silva, a decisão de participar do programa surgiu do sonho de viver uma experiência internacional. “Eu queria muito ter uma experiência médica fora do país, ver como a medicina funciona em várias partes do mundo sempre foi um sonho. Quando lançou o edital do internato em Boston eu fiquei muito feliz, pois além da oportunidade acadêmica nesse período da faculdade o contato com o paciente é ainda maior e poder ter essa oportunidade em outro país será incrível”, diz.

“Estou muito feliz e ansiosa. Nunca fui aos Estados Unidos, então também estou muito feliz por conhecer o país. No meio do ano fiz o estágio da parceria da Unit com o Hospital Oswaldo Cruz e tive a oportunidade de conhecer pessoas ótimas  e médicos incríveis, foi uma das melhores experiências acadêmicas da minha vida, então espero que essa seja ainda melhor”, frisa Bárbara.

Viver uma experiência internacional também é o sonho da estudante Ramilly Guimarães Andrade Santos. “A experiência de realizar parte do internato em outra instituição é o sonho de muitos estudantes, ainda mais de forma internacional, então quando vi a oportunidade já me interessei. Espero conseguir aprender um pouco sobre as diferenças entre o nosso sistema de saúde e o dos Estados Unidos, e se possível criar projetos sugerindo melhorias para nosso sistema de atendimento. Sei que o conhecimento adquirido nesse período vai ser muito importante para minha formação, e espero conseguir atingir meus objetivos”, conta.

A aluna Mariana Flor Rocha Mendonça Melo também está ansiosa para viver essa experiência. “As expectativas são enormes, a ansiedade está forte. Espero aprender mais sobre o sistema de saúde americano, de ter a oportunidade de colocar o inglês médico em prática e de conhecer o que tiver de mais atual em tratamento e conduta médica”, afirma.

“Poucas universidades no Brasil tem parcerias com instituições internacionais e estágio médico nos Estados Unidos é  algo complicado de conseguir, então quando a Unit fechou a parceria com o CHA eu não poderia deixar essa oportunidade passar. Ter chance de conhecer uma instituição de saúde americana, com certeza será um crescimento profissional e pessoal enorme”, conclui Mariana.

Preparação

Os preparativos para o embarque dos estudantes começam alguns meses antes do início do programa, pois os estudantes precisam preencher os formulários de candidatura, verificar se estão com as vacinas exigidas, além de comprar suas passagens e hospedagem. As alunas contaram também com uma reunião preparatória com a Dra. Elisa Tristan-Cheever, médica responsável pela supervisão do internato no Cambridge Health Alliance (CHA)

“As expectativas por parte da instituição é de que nossas estudantes tenham uma experiência incrível e possam demonstrar para os parceiros a qualidade da formação que o Grupo Tiradentes proporciona. A primeira turma, que realizou o internato em maio, demonstrou um padrão de excelência, trabalhando de igual para igual com estudantes vindos, inclusive, da Harvard Medical School, então não temos dúvidas de que a turma que embarca agora irá demonstrar o que há de melhor em nossas instituições”, salienta a assessora de relações internacionais do Grupo Tiradentes, Julia Gubert.

“Esperamos que elas consigam ter experiências e vivências práticas dentro das suas áreas de maior interesse profissional, mas também que elas possam vivenciar a região de Boston, conhecer a cidade e voltar com muita bagagem profissional e pessoal para compartilhar”, acrescenta.

O programa

O Programa Clinical Experience Abroad: Clerkship for Medical Students é o resultado da parceria entre o Grupo Tiradentes e a Rede de Clínicas do Cambridge Health Alliance (CHA). Ele é oferecido para discentes de Medicina da Universidade Tiradentes (Sergipe), do Centro Universitário Tiradentes de Alagoas e da Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes, objetivando a vivência de internato em Massachusetts, Estados Unidos, para aquisição de novos conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à área médica, no exercício pleno do protagonismo estudantil global.

 

*Matéria atualizado em 16/09, às 16h02

 

Leia também: Médico do Cambridge Health compartilha experiências com estudantes do GT

Compartilhe: