ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes testam habilidades em exames de proficiência

Pela primeira vez, alunos participaram na Universidade Tiradentes dos exames de proficiência Key English Test (KET) e o First Certificate in English (FCE)

às 12h52
Compartilhe:
Alunos participam de exame de proficiência

Alunos participam de exame de proficiência

Diversos estudantes testaram seus conhecimentos na Língua Inglesa entre os dias 25 e 27 de julho no Campus Aracaju Farolândia. Eles participaram dos exames de proficiência Key English Test (KET) e o First Certificate in English (FCE), realizados pela primeira vez na Universidade Tiradentes. As provas são direcionadas a alunos que queiram testar suas habilidades no Inglês nos níveis básico e intermediário, respectivamente.

Com certificação internacionalmente reconhecida e parceria com a Universidade de Cambridge e British Council, a prova tem um sistema de avaliação rigorosa e é dividida em quatro habilidades: speaking, reading, listening e writing.

O exame foi aplicado pelo examinador da instituição inglesa e supervisor da sessão, Lucas Ricardo Góes. “Se você olhar para a realidade de cidades como São Paulo ou de grandes centros, a certificação internacional é algo corriqueiro, pois não basta apenas dizer que sabe falar o idioma. É preciso ter uma garantia de que aquele profissional alcançou um nível satisfatório”, ressalta o examinador. Ele também acrescenta o alto padrão de qualidade das provas. “Os exames da Cambridge, que possuem um padrão de rigidez muito grande, possibilitam ao aluno comprovar seu nível de inglês internacionalmente e abrem várias oportunidades para ele, como por exemplo, participar de intercâmbios. É um diferencial para o currículo do estudante, pois os certificados emitidos pela Universidade de Cambridge são vitalícios”, explica.

Os acadêmicos do curso de Engenharia Civil dos 4ºe 3º períodos, respectivamente, Ricardo Amorim e Thiago Matheus Reis não perderam a oportunidade de testarem seus conhecimentos no idioma. Também alunos do Unit Idiomas há mais de um ano, eles querem saber como está o nível de aprendizado deles. “O mercado exige um segundo idioma e quero testar o que aprendi. O exame será uma referência para meu currículo”, avalia Ricardo. “Tenho interesse em morar fora do Brasil e o exame pode me ajudar a conseguir não apenas a certificação, mas a minha aprovação em um mestrado”, acredita Thiago Reis.

EXAMES DE PROFICIÊNCIA

Lucas Góes: "Os exames da Cambridge possibilitam ao aluno comprovar seu nível de inglês internacionalmente e abre várias oportunidades para ele "

Lucas Góes: “Os exames da Cambridge possibilitam ao aluno comprovar seu nível de inglês internacionalmente e abrem várias oportunidades”

possibilitam ao aluno comprovar seu nível de inglês internacionalmente e abre várias oportunidades para ele

possibilitam ao aluno comprovar seu nível de inglês internacionalmente e abre várias oportunidades

Os alunos que perderam a data ou não puderam participar desta vez dos exames de proficiência Key English Test e o First Certificate in English, não tem problema. No final de 2013, a Universidade Tiradentes estará realizando, mais uma vez, o KET e o FCE. Além dessas provas, os estudantes terão a chance de se inscreverem no International English Language Testing System (IELTS) e no Preliminary English Test (PET). O PET será realizado pela primeira vez na Unit e é voltado para estudantes com nível básico no idioma.

Segundo o coordenador do Unit Idiomas, José Cardoso Junior, a expectativa é que o número de estudantes interessados em participar dos exames aumente consideravelmente. “As provas são uma espécie de monitoramento do aprendizado do aluno. Além do interesse do estudante por programas de intercâmbio, no mercado brasileiro precisamos cada vez mais de profissionais que falem, fluentemente, um segundo idioma. Então acredito que nos próximos semestres a tendência é aumentar o número de alunos inscritos no exame”, ressalta o coordenador.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: