V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Estudantes Unit fazem blitz nas principais vias de Aracaju

Projeto ‘Pare e pense tome chá de camomila’ reúne dezenas de alunos em blitz para alertar condutores sobre estresse no trânsito

às 17h53
Alunos distribuíram panfletos, camisas, adesivos e sachê de chá de camomila
Professoras Deise Dias, Luciana Rodrigues e coord. Mônica Liberato na ação
Blitz na Av. Beira Mar chamou a atenção de motoristas e motociclistas
Compartilhe:
Blitz na Av. Beira Mar chamou a atenção de motoristas e motociclistas

Blitz na Av. Beira Mar chamou a atenção de motoristas e motociclistas

Alunos dos cursos de Comunicação Social, Administração e Engenharia – da disciplina de Práticas Extensionistas II – da Universidade Tiradentes, participam até a próxima sexta-feira, 16 de maio, do projeto ‘Pare e pense tome chá de camomila’. A atividade é realizada em alusão a 2ª Semana Municipal de Trânsito que acontece em parceria com o projeto da Unit, Conduta Consciente, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e diversos órgãos e instituições de Aracaju. Para chamar a atenção de motoristas e motociclistas da capital sobre o estresse no trânsito, perigos e a importância para a prática de um trânsito mais seguro, a blitz educativa realizada pelos alunos foi realizada, até agora, no semáforo do farol na Farolândia e na rótula do caju, na Avenida Beira-Mar.

“A ação já é continuidade de um projeto realizado pelos alunos em 2013 na disciplina Práticas Extensionistas I. A ideia da campanha é conscientizar os motoristas sobre um trânsito mais consciente”, explica Deise Dias, professora responsável pela atividade.

Através de faixas, simulação de acidente com motociclistas, distribuição de panfletos, adesivos e camisas, os estudantes sensibilizaram centenas de condutores. Ítalo Menezes e Julio Neves e, ambos estudantes do 4º período de Publicidade e Propaganda, fazem questão de reforçar a mensagem da campanha de veículo em veículo. “Este ano trouxemos também o projeto para a Beira Mar por causa do fluxo de veículos e os motoristas estão respondendo bem a campanha”, observa Ítalo. “Várias pesquisas apontam que o estresse é um dos principais causadores de acidentes, por isso oferecemos, junto a abordagem, um sachê de chá de camomila”, acrescenta Julio.

Professoras Deise Dias, Luciana Rodrigues e coord. Mônica Liberato na ação

Professoras Deise Dias, Luciana Rodrigues e coord. Mônica Liberato na ação

A participação da Unit na campanha integra o Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Consepat), que possui parceria com diversas instituições para ações de grande porte. Este ano, o tema da ação é ‘Liberdade e aventura é viver’, com foco , principalmente, nos motociclistas. Estatisticamente, este público lidera os números de mortes, acidentes e infrações no trânsito em Aracaju. “Nós estamos entre as capitais brasileiras que mais morrem pessoas no trânsito. Das 106 mortes ocorridas ano passado no trânsito, por exemplo, 58 foram de motociclistas. Este ano já foram 12 motociclistas mortos. Esta quantidade é muito grande para uma capital como a nossa. Por isso este ano focamos no motociclista”, informa a coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT, Mônica Liberato.

Desde o dia 5, os estudantes participam de uma série de atividades, incluindo palestras e outras blitz, referentes à Semana Municipal do Trânsito. “Acredito que mais de duas mil pessoas já receberam a mensagem da campanha entre a palestra e as blitz educativas, onde o alcance é gigantesco. E como é uma ação de meio ambiente e cidadania, é importante  o Conduta Consciente estar junto aos órgãos”, afirma a coordenadora do projeto de responsabilidade social, Luciana Rodrigues.

CONSCIENTIZAÇÃO

Centenas de motoristas e motociclistas aprovam a iniciativa da atividade. Francisco Portugal ficou surpreso com a ação dos estudantes. “É importante para conscientizar todos no trânsito”, afirma o motorista Francisco Portugal.  “Este alerta, com certeza, é importante e veio em boa hora. Há pouco um carro avançou o semáforo e quase provoca um acidente”, relata o motorista André Melo ao ser abordado na blitz por um dos alunos.

Alunos distribuíram panfletos, camisas, adesivos e sachê de chá de camomila

Alunos distribuíram panfletos, camisas, adesivos e sachê de chá de camomila

BLITZ

Na próxima sexta-feira, 16 de maio, os alunos estarão realizando novamente blitz educativa. Desta vez, no turno da noite na Orla de Atalaia.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: