ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes Unit vencem Desafio Sebrae

Alunos ficam entre os três melhores em Sergipe e concorrem ao Desafio nacional no final do mês em Brasília

às 20h16
Compartilhe:
Professor Rosivaldo (ao centro) com os alunos premiados, César Ricardo e Lucas Mardoqueu

Professor Rosivaldo (ao centro) com os alunos premiados, César Ricardo e Lucas Mardoqueu

Planejamento e estratégia são algumas das habilidades indispensáveis para quem participa de uma competição, cujo foco gira em torno do empreendedorismo. Os estudantes Lucas Mardoqueu e César Ricardo Barreto aproveitaram muito bem estas habilidades durante o Desafio Universitário Empreendedor Sebrae 2013, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os alunos do 4º período dos cursos de Engenharia Civil e Gestão de Recursos Humanos, respectivamente, ficaram entre os três melhores colocados no Estado e representarão Sergipe no Desafio Nacional que acontece entre os dias 23 de novembro e 3 de dezembro em Brasília. A solenidade de entrega do prêmio Estadual foi realizada na noite de ontem, quarta-feira, 13 de novembro, no auditório do Sebrae.

O desafio deste ano disponibilizou aos participantes vários minijogos, além da possibilidade de inserir certificados de participação em palestras e cursos para ganhar pontos. Nos jogos, os universitários tiveram que desempenhar atividades relacionadas a planejamento da empresa, controle de estoque, venda, dentre outros. Na oportunidade, os alunos tiveram o incentivo do professor da disciplina de Empreendedorismo, professor Rosivaldo Andrade do Nascimento.

“O resultado mostra que a instituição está no caminho certo quando investe na disciplina Empreendedorismo. É muito gratificante você vibrar a cada passo do aluno. Os estudantes demonstraram absorver as atitudes discutidas e desenvolvidas em salas de aula, estimulando-os a agir com comprometimento, persistência, capacidade de superação, planejamento e autoconfiança”, observa o docente premiado como ‘Professor Orientador’. Rosivaldo também representou a Unit ao receber mais dois troféus, ‘IES Vencedora Estadual’ e ‘IES Maior número de alunos Etapa Estadual’.

Unit recebe prêmio em mais duas categorias

Unit recebe prêmio em mais três categorias

Dentre as situações simuladas no Desafio, os acadêmicos passavam, por exemplo, por venda de produtos alimentícios e a criação de uma empresa. “Essas habilidades fazem com que o desafio fique ainda mais completo e abrangente”, considera César Ricardo. Esta é a segunda vez que o estudante participa da competição. Na edição deste ano, Ricardo conquistou a segunda colocação. Para ele, a experiência adquirida na edição de 2012 o ajudou a se destacar nos jogos deste ano.

“Gostei muito de um dos jogos, por causa da visão sistêmica do processo. Neste jogo tínhamos que comprar um imóvel. Para isso era necessário fazer um empréstimo, porque o valor disponibilizado não era o suficiente, tínhamos que fazer um balanço de caixa, contratar pessoas para trabalhar na empresa, oferecer salários e o produto da empresa tinha que ser comprado. Além do conhecimento, porque temos que estudar muitas vertentes do empreendedorismo, acredito que este contato com pessoas diferentes proporciona um fomento do empreendedorismo em nós”, avalia César Ricardo.

Para Lucas Mardoqueu, que ficou em 3º lugar, a experiência foi enriquecedora. “Meu curso não envolve muito essa questão de planejamento de empresa, RH. Então, tive a oportunidade de conhecer mais sobre administração. Agora, eu tenho conhecimento para abrir a minha própria empresa. O esforço foi muito grande durante o Desafio e estou bem feliz”, destaca o estudante.

PRIMEIRO LUGAR

Quem também foi destaque no Desafio Universitário Sebrae 2013 foi o programador do Departamento de Tecnologia e Informática da Unit Flávio Henrique Andrade dos Santos. O colaborador do corpo técnico administrativo cursa o 10º período de Engenharia da Computação na Universidade Federal de Sergipe e conquistou a primeira colocação no Desafio. “Quero ser um empreendedor. E participar do Desafio foi muito bom, porque me ajudou a ter uma ideia de como posso abrir minha empresa, a tomar decisões”, ressalta Flávio.

Superintendente do Sebrae, Lauro Vasconcelos, premia Flávio Henrique

Superintendente do Sebrae, Lauro Vasconcelos, premia Flávio Henrique

PREMIAÇÃO

Lucas Mardoqueu, Cesar Ricardo e Flávio Henrique ganharam, cada um, smartphone, troféu e certificado de participação. Em Brasília, o trio formará uma equipe para representar o Estado na segunda fase da competição. A premiação final será um tablet, uma viagem internacional com tudo pago para conhecer uma centro de empreendedorismo e mais um certificado do Sebrae.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: