ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudar idiomas pela internet é uma alternativa que dá certo

Período de isolamento social estimula os estudos à língua estrangeira. Concentração e foco são fatores determinantes para compreensão de outros idiomas e estudar em casa, sem interferências, tem mostrado que é positivo

às 19h47
A necessidade do estudo de outro idioma passa a ser cada vez mais imperativa dentro do contexto da globalização
Sala virtual
Sala virtual
Professor Rafael Santos, de Inglês
Adriano Ramos, professor de Francês
Professora Vívian Ribeiro
Compartilhe:

O isolamento social trouxe algumas mudanças na vida das pessoas. Uma delas é a forma de consumir conteúdo e o resultado da aprendizagem é ainda mais efetivo em decorrência do estímulo à concentração ao poder da audição, fatores indispensáveis para o estudo de uma língua estrangeira.

Com a adoção do formato de aulas ao vivo, recomendado pelo Ministério da Educação, o coordenador do Unit Idiomas, professor Artur Campos, explica que está havendo maior atenção e participação durante as aulas de Inglês, Francês e Espanhol. “É interessante observar que os alunos mais tímidos durante as aulas presenciais apresentam uma participação mais eficaz”, entende o doutor em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa.

Segundo ele, o conteúdo gramatical é continuamente inserido no processo de aprendizagem, sempre trazendo o cotidiano do alunado à tona nas discussões em todas as turmas. “Esse processo faz parte da abordagem comunicativa que o utilizamos em nossa metodologia de ensino e é de fundamental importância porque eles se vêem nas discussões, e, de forma subliminar, ao refletir e ver/ouvir as opiniões dos colegas, cria-se uma massa crítica sobre o assunto e todos pensam melhor sobre o tema na língua estudada”, explica o pesquisador e coordenador do Unit Idiomas, Artur Campos.

Para a  professora de Espanhol do Unit Idiomas, Vivian Ribeiro, o processo ensino-aprendizagem evolui constantemente com o passar do isolamento social. “Vivencie uma etapa árdua com os alunos, mas as dúvidas e inseguranças foram sendo substituídas pela vontade de ensinar e de aprender. Então seguimos em frente e enfrentando as adversidades. Hoje posso dizer que meus alunos estão desenvolvendo, aprendendo e, acima de tudo, não perdendo a paixão e a curiosidade pela língua”, afirma.

É o que também acredita seu aluno, José Rafael Chagas Neto. “No início, achei que o método não seria bom pela falta de contato entre os colegas e por pensar que as aulas seriam entediantes. No entanto, o efeito foi totalmente contrário com resultados satisfatórios!”.

Apesar da saudade dos colegas e do professor, a aluna de Francês, Mariana Nascimento, considera a metodologia que tem sido aplicada excepcionalmente nesse período positiva para o aprendizado durante o isolamento social. “Consigo estabelecer o diálogo o que faz com que não percamos o ritmo para quando podermos voltar  às aulas presenciais”, conta..

Aulas ao vivo

Para tornar as aulas mais dinâmicas, o Unit Idiomas tem se apropriado ainda mais de recursos multimidiáticos e de interação durante esse período de isolamento social. “Nossos professores propõem aos alunos participação em eventos virtuais relevantes e indicam leituras de matérias especializadas”, conta o coordenador Artur Campos.

Mas para isso, é preciso que todos entendam o processo de adaptação para não interferir na qualidade de ensino. “Precisamos de adaptações quanto a didática e maneira de guiar a aula, mas a metodologia vem sendo aplicada sem nenhum prejuízo a sua qualidade. As quatro habilidades básicas: fala, escrita, leitura e aspectos culturais continuam sendo trabalhadas e discutidas nesse novo formato de aula”, conta o professor de Inglês, Rafael Santos.

Agora, é preciso ainda mais disciplina, foco e determinação, entendendo que trazer as aulas para o ambiente virtual foi o modelo excepcional adotado não só pelo Unit Idiomas, mas por diversas escolas de línguas estrangeiras, para manter os estudos ativos durante o isolamento social. “Acredito que após termos conscientizado de que essa é uma solução temporária, os alunos entenderam o funcionamento e o novo cenário que o mundo inteiro vivencia. Passaram a demonstrar maior foco durante as aulas e, possivelmente por estarem no conforto de suas casas, menos cansados e com menos distrações, apresentam melhor assimilação dos conteúdos expostos”, conclui o professor Rafael.

Luciana Lemos de Lima, aluna de Inglês, afirma que este é o caminho: “O conteúdo didático que tem sido apresentado pelos professores do Unit Idiomas é de uma forma que estimula a participação. Gosto muito e tem sido uma excelente alternativa para esse momento de pandemia”.

Covid-19 em Inglês

Os impactos da pandemia causada pelo novo coronavírus é pauta específica de um dos cursos que o Unit Idiomas oferta em sua cartela, o English for Healthcare, voltado para alunos e profissionais da área.

“Ao tratar especificamente sobre a Covid-19, nossos alunos que já são da área da saúde, têm uma percepção mais aprofundada dos impactos dessa doença de forma técnica e específica da área dele. Faz parte do processo de ensino-aprendizagem do nosso curso ‘English for Healthcare’”, pontua Artur Campos.

Atualmente, é possível ingressar em cursos específicos também na área das Engenharias, para quem busca aprimorar a língua para negócios e para viagens. Para saber mais, acesse o site.

Compartilhe: