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Ex-aluno da Unit brilha no Festival Cannes Lion 2013

Erick Mendonça conquista dois leões de ouro e dois de prata no maior evento da publicidade mundial

às 21h50
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Erick vence com campanha de doação de sangue - Foto: Regis Fernandes

Erick vence com campanha de doação de sangue – Foto: Regis Fernandes

O jovem Erick Mendonça, de 25 anos e formado pela Universidade Tiradentes desde 2009, venceu um leão de ouro e dois de prata no Festival Internacional de Publicidade Cannes Lion 2013, na França. Esta é a mais valiosa premiação do mundo publicitário, o Oscar da criatividade. A cerimônia foi realizada nessa segunda-feira, 17 de junho. Erick conquistou os quatro prêmios com a campanha “Meu sangue é rubro-negro”, desenvolvida pela agência Leo Burnett Tailor Made para o Esporte Clube Vitória e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia – Hemoba.

O ouro veio na categoria Direct (Marketing Direto) e as pratas, nas categorias PR (Relações Públicas) e Promo (Marketing Promocional). A campanha foi veiculada durante os meses de Junho e Julho, período dos festejos juninos, quando o número de doadores do Hemoba precisa crescer em 25% para atender às necessidades da população. Com o trabalho de marketing no Vitória, as doações aumentaram em 46%.

“As pessoas só se motivam a doar sangue quando alguém de quem gostam muito está precisando. Então, decidimos fazer o convite para que elas doassem sangue para sua maior paixão: o time de futebol. Tiramos o vermelho do centenário uniforme do Vitória. Somente com a participação direta da torcida, por meio de doações de sangue, a camisa voltaria ao normal. Listra por listra, conforme o sangue fosse doado”, explica o publicitário Erick Mendonça, formado em Publicidade desde o final de 2009.

No primeiro dia de ação, a equipe do Esporte Clube Vitória entrou em campo com o uniforme sem as listras vermelhas. Folhetos e um press kit foram distribuídos para a torcida, jornalistas e demais formadores de opinião. Após o primeiro jogo, um comercial de TV, narrado pelo ator Wagner Moura, torcedor fanático do Vitória, entrou no ar. “O Vitória tirou o vermelho de sua camisa e só com a sua doação de sangue, a cor vai voltar ao normal”, incitava o ‘Capitão Nascimento’, do filme Tropa de Elite.

 

Vermelho da camisa do Vitória foi retornando com as doações

Vermelho da camisa do Vitória foi retornando com as doações

A campanha “Meu sangue é rubro-negro” também contou com anúncios e uma fanpage no facebook. Durante dez partidas, as pessoas iam doando sangue a listra vermelha da camisa subindo gradativamente. A ação ganhou repercussão nacional e internacional. Virou notícia na BBC de Londres, TV Globo, Record, Band; nos canais esportivos SporTV e ESPN; em jornais impressos como a Folha de São Paulo; nas revistas Forbes, Veja e Super Interessante; nos portais UOL, MSN, Terra e Yahoo, entre outros.

Com R$ 30 mil de investimentos, foram gerados R$ 15 milhões em mídia espontânea. Aproximadamente 130 milhões de pessoas foram impactadas, com mais de 1 bilhão de page views e 935 minutos de exposição na TV. O Esporte Clube Vitória imortalizou a campanha em seu memorial e está produzindo um documentário.

 

OUTROS PRÊMIOS DE ERICK

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• El Ojo – Ouro – Tercer Ojo
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