ESTUDE NA UNIT
MENU

Exponégocio Unit chega à quarta edição

Evento reúne no minishopping do Campus Farolândia dezenas de empresas com propostas inovadoras para o mercado sergipano

às 14h26
Compartilhe:
Prefeito João Alves Filho vista Exponegócios

Prefeito João Alves Filho vista Exponegócios

Autoridades políticas, empresários ligados a diversos segmentos da sociedade sergipana, professores e estudantes participaram na noite desta quarta-feira, 5 de junho, da quarta edição da ‘Exponegócios Unit – Mostra de Empreendedorismo e Inovação’. O evento acontece até esta quinta-feira, 6 de junho, no minishopping do Campus Aracaju Farolândia e reúne cerca de 100 empresas criadas por acadêmicos da instituição com propostas inovadoras para o mercado empreendedor sergipano.

A abertura do evento foi registrada com as palestras ‘Uma história de sucesso’ ministrado pelo empresário proprietário da Êxido Eventos, Alexandre Porto, e ‘Políticas públicas nacionais de empreendedorismo’, com o prefeito de Aracaju, João Alves Filho. “Eu sou apaixonado pelo empreendedorismo. Hoje, os países com futuro propenso ao desenvolvimento serão aqueles que tiverem capacidade em inovação, tecnologia e empreendedorismo. Este é um tripé importantíssimo que definirá os países que terão ou não sucesso no futuro. Sergipe é o único Estado do Brasil que tem registrado um curso de empreendedorismo. Eu parabenizo a Unit por esta iniciativa”, destaca o prefeito.

Ao longo do semestre, docentes de diversos cursos preparam os alunos para criar uma empresa passando por dois processos: o primeiro trabalhando com a parte intelectual do estudante e o segundo montando uma equipe para criar a empresa e desenvolver um plano de negócio no modelo do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas – Sebrae.

“Nosso objetivo é expor todos os projetos e planos de negócios desenvolvidos em sala de aula. O papel da universidade é estender o conhecimento para a sociedade e a disciplina empreendedorismo é uma constante em todo o nosso país. Recentemente foi criado pela presidente Dilma Rousseff o Ministério do Empreendedorismo e o objetivo discutido em Brasília é que a disciplina será implementada nos ensinos fundamental, médio e a nível de graduação”, informa uma das organizadoras da Exponegócio, professora Izabel Silva.

A Universidade Tiradentes é uma das 21 instituições do País a fechar parceria com o Sebrae na valorização de ações empreendedoras. Segundo a docente, reitores e representantes foram a Brasília para receber as últimas informações sobre esta parceria. “Mais uma vez estamos saindo na frente. Foi feita uma pesquisa recente onde 67% das empresas acabam em menos de dois anos. Os estudos apontaram que o motivo desta quebra é a má administração. E uma das prerrogativas que diminuiria este número é o conhecimento por parte desses empresários. Nós somos um País empreendedor e é pertinente inserirmos esta temática nos cursos”, acrescenta.

Auditório lotado na palestra de Alexandre Porto

Auditório lotado na palestra de Alexandre Porto

O resultado dos trabalhos criados pelos alunos foi lançado no livro ‘Empreendedorismo e Inovação’ e, ao fim do semestre, será produzido um caderno de graduação com os melhores planos de negócios desenvolvidos na sala de aula.

Ainda durante o evento foi realizado uma visita em todos os estandes da Mostra.

Compartilhe: