ESTUDE NA UNIT
MENU

Fellow-Mundus oferta bolsas de estudo na Europa

Inscrições seguem até 28 de fevereiro para estudantes a níveis de graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado; e pessoal acadêmico administrativo da Universidade Tiradentes

às 11h22
Compartilhe:
Inscrições para intercâmbio seguem até 28 de fevereiro

Inscrições para intercâmbio seguem até 28 de fevereiro

Com a proposta de contribuir através da mobilidade de estudantes e de pessoal docente e não docente, para o reforço dos laços sustentáveis nas áreas da educação, cultura, economia, ciência e tecnologia, entre a União Europeia (UE) e os países Latino-Americanos, o programa Fellow-Mundus está com oferta de bolsas de estudo para Instituições de Ensino Superior na Europa. Estudantes a níveis de graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado; e pessoal acadêmico administrativo têm até o dia 28 de fevereiro para fazer sua inscrição no site do Programa Fellow-Mundus e concorrer a bolsa de intercâmbio.

Dentre as instituições europeias anfitriãs do projeto estão a Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Algarve, em Portugal; Universidad de Salamanca e Universidad de Sevilla, na Espanha; Warsaw University e Wroclaw University of Techbology, na Polônia. O Fellow-Mundus tem como gestora a Universidade Nova de Lisboa e investe mais de quatro milhões de euros, verba disponibilizada pela Erasmus Mundus Association – Latin – American Chapter, para desenvolvimento das atividades. No Brasil, o programa é gerido em coordenação conjunta com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e integra a Universidade Tiradentes (Unit), Universidade Estadual de Ciência da Saúde de Alagoas (Uncisal) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“Em termos acadêmicos, a parceria representa a possibilidade dos alunos estudarem com mais um programa de bolsas na Europa. Também há um reflexo do ponto de vista da relação entre Unit e União Europeia. Participamos de um consórcio validado e financiado pela UE, entendendo que isto pode ter desdobramentos com participação em mais programas, que sejamos mais bem vistos por outras universidades e que tenhamos cada vez mais possibilidades de projetos abrangentes”, salienta o coordenador de Relações Internacionais da Unit, Matheus Batalha Nery.

Com possibilidade de atuar em uma das mais de 16 áreas disponibilizadas na Saúde, Exatas, Humanas e Tecnológicas, o candidato contemplado com a bolsa de intercâmbio terá, por exemplo, despesas com passagens aéreas ida e volta pagas, além de receber mensalmente um valor que varia entre 1.000 e 2.500 euros, a depender da tipologia da bolsa. O tempo de duração do intercâmbio também varia entre um mês e dez semestres, conforme o tipo da bolsa e determinação da universidade. Dentre os critérios de elegibilidade aos quais os candidatos serão submetidos para seleção incluem ter conhecimento suficiente da Língua que são lecionados os cursos ou de uma das Línguas habitualmente faladas nos países de acolhimento; e preencher os critérios adicionais específicos aplicáveis a cada tipo de mobilidade.

Prof. Matheus Batalha: "É a primeira vez que participamos e minhas expectativas são as melhores possíveis"

Prof. Matheus Batalha: “É a primeira vez que participamos e minhas expectativas são as melhores possíveis”

“É a primeira vez que participamos e minhas expectativas são as melhores possíveis. O programa cria oportunidade não apenas para o discente ou docente, mas para as pessoas que trabalham na instituição. Batalhamos durante dois anos para conseguir a participação no Fellows e já conseguimos algumas pequenas vitórias. É o reconhecimento de que fazemos um trabalho sério. Atualmente recebemos ligações e e-mails quase que diariamente de alunos da Espanha e Portugal interessados em fazer intercâmbio na Unit. Com a participação da Universidade Tiradentes no Programa, acredito que este interesse ampliará”, analisa Matheus Batalha.

Para mais informações sobre documentação exigida, prazos e critérios de seleção para pleitear a bolsa de estudo, acesse o edital no site da Coordenação de Relações Internacionais da Unit.

 

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: