ESTUDE NA UNIT
MENU

Fies 2019: inscrições começam no dia 7 de fevereiro

Os interessados devem ficar atentos aos requisitos do edital e prazos do processo seletivo

às 11h21
Compartilhe:

O sonho de ingressar no ensino superior cada vez mais próximo. O Ministério da Educação (MEC) divulgou edital sobre o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) para o primeiro semestre de 2019. Desde o ano passado, o programa instituiu os dois tipos de financiamento.
A iniciativa concede financiamentos a estudantes em cursos superiores com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior particulares aderentes ao programa. Até o momento, o programa só financia cursos na modalidade presencial.

“O Fies amplia a oportunidade para aqueles que desejam ingressar o ensino superior e não tem condição de pagar totalmente suas mensalidades. É uma forma de custear os estudos de forma que não interrompa seus estudos por motivos financeiros e com financiamento de 100%, sem juros”, declara o Pró-Reitor Administrativo-Financeiro da Unit, professor Josenito Oliveira.

Para concorrer a uma vaga é necessário que o candidato tenha feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e não ter zerado a redação. Outro pré-requisito para obter o financiamento, no caso do Fies, é possuir renda familiar de, no máximo, três salários mínimos por membro. Os juros do financiamento são de zero por cento. Já o P-Fies possui juros variáveis, de acordo com as instituições financeiras privadas e abrange pessoas com renda familiar de até cinco salários mínimos.

Inscrições

Os interessados devem ficar atentos aos prazos. As inscrições deverão ser feitas no período de 7 a 14 de fevereiro e realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema de Seleção do Fies – FiesSeleção, no endereço eletrônico https://fies.mec.gov.br.
O número de vagas por instituição de ensino deverá ser divulgado pelo MEC em fevereiro.
O resultado da pré-seleção referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2019 para as modalidades Fies e P-Fies está previsto para o dia 25 de fevereiro.

*Matéria atualizada em 28/01 às 9h com novas informações.

Compartilhe: