ESTUDE NA UNIT
MENU

Formação de professor é tema de palestra em PPED


às 20h24
Compartilhe:
Formação docente é tema de palestra ministrada por pesquisador renomado no país, Dr. Wagner Valente

Formação docente é tema de palestra ministrada por pesquisador renomado no país, Dr. Wagner Valente

Reconhecido no Brasil por pesquisas nas áreas da História da Educação Matemática e Didático da Matemática, o engenheiro Dr. Wagner Rodrigues Valente participou de uma banca de qualificação no Mestrado sobre História da Educação Matemática e ministrou, para alunos de iniciação científica e acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes, palestra sobre ‘Formação de professor na área de Matemática e Pesquisas Desenvolvidas’.

Durante a apresentação realizada nesta segunda-feira, 6 de maio, na sala 4 do bloco F do Campus Farolândia, o pesquisador pontuou sobre as diversas transformações e reformas educacionais no ensino da matemática no País , além dos desafios enfrentados na qualificação e motivação dos professores neste processo.

“Os desafios no ensino na matemática estão sempre presentes, são grandes e decorrentes, em grande medida, do processo de alastramento da educação para a maioria da população brasileira versus a pouca quantidade de professores formados e atenção que tem sido dada as licenciaturas. O aluno que ingressa no ensino superior é pouco motivado a ser professor. Tudo isso corrobora para que não tenhamos um ensino de qualidade”, acredita o pesquisador experiente na área de Educação e membro da Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM.

Segundo Valente, desde o final da década de 80 a SBEM tem analisado questões para melhoria da atuação destes profissionais e quais caminhos devem ser estimulados para despertar o interesse desses estudantes. “A SBEM tem ajudado e favorecido as discussões de mudanças curriculares, de recursos e coisas importantes que devem estar presentes no cotidiano da sala de aula. O Governo, por exemplo, está preocupado com a formação de professores nas áreas de ciências e matemática. Para aprender, o aluno tem que ser levado a um ambiente pelo professor em que ele pratique e exercite o que é fazer matemática. E para que isso seja conduzido na sala de aula é fundamental que o professor tenha uma boa formação”, completa o pesquisador.

Dr. Wagner Valente: "Para aprender, o aluno tem que ser levado a um ambiente pelo professor em que ele pratique e exercite o que é fazer matemática"

Dr. Wagner Valente: “Para aprender, o aluno tem que ser levado a um ambiente pelo professor em que ele pratique e exercite o que é fazer matemática” (Fotos: Marcelo Freitas)

Como deve ser a motivação dos alunos e em que medida o que está sendo ensinado tem titulação com a vida e expectativa do estudante foram outros questionamentos ressaltados pelo Dr. Wagner Valente durante conferência. Para a professora do PPED e do curso de História da instituição, Ilka Miglio, a participação do pesquisador amplia a visão dos profissionais na educação.

“O professor Valente traz outras possibilidades de pesquisas, um diálogo travado entre nós do PPED, com a Universidade Federal de São Paulo. E o olhar dele é essencial para enxergarmos e desenvolvermos melhor as pesquisas. Para mim, um dos maiores desafios neste processo é a formação de professores. Nós não temos apenas que ficar fechados em conceitos, mas buscar quem é o nosso aluno, de onde ele veio, aonde quer ir e lançar desafios para ele”, conclui a docente.

Compartilhe: