ESTUDE NA UNIT
MENU

Fórum de Avaliação e Regulação

Terceira edição do evento promoveu debates ligados à qualidade de ensino superior

às 14h07
No último dia 17, a Universidade Tiradentes foi palco do 3º Fórum de Avaliação e Regulação de Educação Superior com o tema “Caminhando juntos chegamos muito mais longe”. O evento foi realizado no auditório do Bloco G da Unit com transmissão online para docentes e gestores educacionais do Centro Universitário Tiradentes – Unit AL e Faculdade Integrada de Pernambuco – Facipe.
Compartilhe:

O evento possibilita discussões e geração de ideias fomentadoras da qualidade dos processos das instituições de ensino. “Todos os atores principais estão aqui. Isto demonstra que o tema debate uma importância sistêmica dentro da instituição. É importante não apenas para a área acadêmica. A dimensão de avaliação e regulação passa por todas as áreas. É algo permanente em nosso negócio”, declara o professor Temisson José dos Santos, superintendente acadêmico do Grupo Tiradentes.

Durante a abertura, o superintendente administrativo-financeiro do Grupo Tiradentes, André Tavares, destacou a relevância do evento. “O fórum se reveste em uma importância muito grande para que a gente possa discutir como time, nossa evolução, nosso estágio atual e quais são os marcos que queremos traçar e atingir dentro do panorama que, inclusive, é bastante dinâmico para avaliação do ensino superior”, analisa.

“Neste auditório temos o que há de mais importante em nossa instituição de ensino que são as pessoas. Elas que conduzem os nossos processos, projetos e que realizam o nosso dia-a-dia. O tema em debate sempre traz algo ligado a nossa missão, ao nosso compromisso. Não podemos falar hoje da qualidade de democracia, da população, se não tiver discutindo ao mesmo tempo a qualidade da educação. Entendo que é por aí que a gente promove a verdadeira transformação”, enfatiza professor Ihanmarck Damasceno, Superintendente de Relações Institucionais.

Programação

 

Pela manhã, a assessora pedagógica da coordenação de avaliação da Educação Superior da DAES/ Inep apresentou o impacto do instrumento de avaliação de cursos de graduação para as instituições de ensino superior.  Já à tarde, o evento contou a presença do diretor de Redação do Guia do Estudante, Fábio Volpe. Durante conferência, o convidado explicou como é feita a avaliação de cursos da Editora Abril, referência para estudantes de todo o País. “Ao preencher um questionário com dados do curso, os coordenadores têm uma parcela importante na avaliação do estudante. Por isso, apresentamos o questionário e a forma como eles devem preencher. É importante que eles estejam a par de todas as informações necessárias para participar bem do processo desse ano”, salienta Volpe.
No encerramento, a professora Juliana da Silva Dias, procuradora institucional do Grupo Tiradentes falou sobre o censo da educação superior, perspectivas e desafios.

Compartilhe: