V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Fórum promove oficina de Aprendizagem baseada em Projetos

A dinâmica de atividades aprofundou conhecimentos acerca das metodologias ativas de ensino e aprendizagem

às 12h30
Compartilhe:

Na manhã da última quinta-feira, 9, o corpo docente e gestores educacionais do Grupo Tiradentes, além de professores da educação básica, participaram do segundo dia da formação continuada do Fórum Educacional Educacional 2019. Com a proposta de promover uma reflexão sobre as demandas da nova realidade educacional e social, o evento abordou a temática “Redesenhando a Educação no Século XXI”.

O espaço proporciona a difusão de princípios e diretrizes do modelo educacional Tiradentes com experiências práticas de aprendizagem que simulam a realidade e estimulam o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sócio emocionais.

“Tendo em vista a formação superior centrada no aluno, a intenção é introduzir o docente no processo das metodologias de ensino de forma que eles também sejam protagonistas no planejamento, bem como na criação de estratégias pedagógicas e avaliativas, que objetiva uma aprendizagem significativa e o desenvolvimento das competências dos estudantes”, afirma Jane Freire, gerente de Inovação e Qualidade Acadêmica e coordenadora geral do Fórum.

O pró-reitor de graduação da Unit Alagoas, professor Cristiano Vieira reconhece a importância da iniciativa para a interlocução de experiências com outros profissionais do Grupo Tiradentes. “Juntos refletimos sobre os desafios pensando nas oportunidades que as inovações, tanto do ponto de vista tecnológico quanto didático-pedagógico, apresentam para o desenvolvimento de aprendizagem dos nossos alunos e das competências exigidas por cada profissão na sociedade”, salienta o pró-reitor.

Durante a programação foi realizada a oficina de Aprendizagem baseada em Projetos, ministrada pela professora Dra. Lilian Bacich, coordenadora de pós-graduação no Instituto Singularidades e líder pedagógica da Tríade educacional. “O foco é discutir a teoria como suporte das práticas vivenciadas na homologia de processos, avaliando como colocar em ação aquilo que os alunos precisam aprender”, enfatiza a professora Dra. Lilian Bacich.

“Além disso, é importante conectar as questões da atualidade com a maneira de aplicar os aprendizados na resolução de problemas no cenário das diferentes áreas de conhecimento”, finaliza.

Compartilhe: