ESTUDE NA UNIT
MENU

Fundadora da SEC/MinC faz abertura da 8ª Semex

Cláudia Leitão estruturou a Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura e foi a primeira secretária, de 2011 a 2013

às 12h39
Compartilhe:
Dr.ªCláudia Leitão é uma das palestrantes da Semex

Dr.ª Cláudia Leitão é uma das palestrantes da 8ª Semex

A Semana de Extensão da Universidade Tiradentes é um evento consolidado no calendário acadêmico sergipano. Prova disso é a alta qualificação dos palestrantes do evento, que também envolve minicursos, oficinas e atividades culturais. A oitava edição da Semex acontece entre os dias 24 e 28 deste mês, em todos os campi da Unit – Aracaju, Estância, Itabaiana e Propriá. A palestra de abertura, às 19 horas do dia 24, no Teatro Tobias Barreto, será ministrada por Cláudia Leitão, criadora da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura.

Cláudia Leitão falará sobre inovação e criatividade para o desenvolvimento local, tema-central da 8ª Semex. Ela estruturou a Secretaria da Economia Criativa do MinC em 2011, na gestão da ministra da cultura Ana Buarque de Holanda. À frente da SEC/MinC, Leitão coordenou, até setembro de 2013, todo o trabalho de formulação, implementação e monitoramento de políticas públicas para o desenvolvimento local e regional.

Doutora em Sociologia pela Sorbonne, Université René Descartes, Paris V, Cláudia Leitão também é mestre em Sociologia Jurídica pela USP, graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e em Educação Artística pela Universidade Estadual do Ceará. Foi superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac – e secretária da Cultura do Estado do Ceará.

Vários dos seus programas estaduais de cultura se tornaram referência para programas federais do MinC, como “Agentes de Leitura”; “Mestres da Cultura Tradicional Popular”; e dos “Criativas Birôs”. Cláudia Leitão tem vários livros e artigos científicos publicados nas áreas das Ciências Sociais, com destaque para as temáticas da memória, cultura, desenvolvimento, turismo, políticas públicas e gestão cultural.

A palestrante da abertura da 8ª Semex também é consultora em Políticas Públicas para a Economia Criativa da Organização Mundial do Comércio – OMC – e da Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento – UNCTAD.

Para mais informações e inscrições clique aqui.

Compartilhe: