ESTUDE NA UNIT
MENU

Gincana do Conhecimento abraça causa de Gabriel

Aluno de Pedagogia EAD tem filho com malformação congênita rara e necessita de cerca de 200 fraldas por mês.

às 15h01
Material arrecadado pelos estudantes dos cursos de Saúde que participaram da Gincana do Conhecimento da Universidade Tiradentes – Unit – foi entregue nesta terça-feira, 13, para o pequeno Jonadabe, de 7 anos, filho do aluno do curso de Pedagogia na modalidade a distância do Campus Itabaiana, Gabriel Figueiredo.
Jonadabe no colo do pai, Gabriel
Jonadabe no colo do pai, Gabriel
Professores Kátia e Daniel entre a família de Gabriel
Gabriel e sua esposa Ana Maria mostram modelo de colete para escoliose que Jonadabe precisa usar
Parte das doações arrecadadas
Compartilhe:

Jonadabe tem uma má formação congênita denominada Agenesia de Corpo Caloso, seus hemisférios cerebrais não se comunicam, ele não fala, não anda, não consegue sentar por problemas de escoliose e precisa de cerca de 200 fraldas por mês.

Um dos principais incentivadores do movimento, professor Daniel Neves,  juntamente com a professora Kátia Souza, coordenadora do Núcleo de Apoio Psicossocial – NAPPS – foram até São Miguel do Aleixo, Agreste Central de Sergipe, para entregar as doações: cinco jogos de roupa de cama e de banho, 65 pacotes de fraldas geriátricas, 13 kits de higiene pessoal e cinco de primeiros socorros.

O técnico em informática e estudante de Pedagogia desabafa: “É muito complicado porque moramos de aluguel e a gente vive do meu trabalho que rende de R$500 a 600 reais. Graças a Deus e ao professor Daniel, posso hoje agradecer por tudo que ele e todos da Unit têm feito pelo meu filho. Digo sempre que não sei como vou agradecer pelo que fizeram. As pessoas de perto não ajudam, mas as de longe ajudam, como a mulher que entrou em contato comigo depois de ter assistido o vídeo na internet e quis me ajudar doando uma bicicleta nova. Tenho só a agradecer”, afirma Gabriel.

De acordo com a professora Kátia, o NAPPS estreitará o relacionamento com o pai de Jonadabe a partir de 2017. “O NAAPS vai ajudar dando apoio para ele e toda a família no aspecto psicológico. Temos atendimento no Campus Itabaiana uma vez por semana para dar todo apoio, suporte nas questões da família e orientando sobre outras questões que precisar”, explica.

Exemplo de vida

Gabriel decidiu cursar Pedagogia para saber lidar com o filho. Ele mora em São Miguel do Aleixo e estuda no campus Unit Itabaiana. Muitas vezes precisa fazer parte do trajeto para casa a pé, aproximadamente 8 km, à noite.

O pai de Jonadabe foi o único entre sete irmãos a concluir o ensino médio. À época, morava em Aracaju e caminhava cerca de 18 km por dia para estudar. Chegou a ser chamado de doido diante de tanto sacrifício para frequentar a escola. Mas Gabriel queria ir além, queria o acesso ao ensino superior. Tentou o Enem por mais de dez anos e nunca pensou em desistir. Hoje, apesar das dificuldades financeiras, já vislumbra o mestrado e o doutorado. “Eu quero dar um futuro melhor para meu filho. Só vou parar quando Jesus me chamar”, sentencia.

O vídeo com a história de Gabriel e Jonadabe já foi visto por mais de 38 mil pessoas na página do Facebook da Unit:

 

Para doar fraldas geriátricas nos tamanhos M ou G para Jonadabe, basta entregar na sala da Direção do Campus Itabaiana. Quem puder colaborar com colete para escoliose e outros itens que o pequeno Jonadabe precisa, também pode colaborar no link: www.catarse.me/queremosteajudargabriel.

 

Compartilhe: